Clipping

Diário do Bolso, 19 de janeiro de 2022

Por: José Roberto Torero | Créditos da foto: (Stock)

Diário, é verdade que a mentira tem pernas curtas. Mas também é verdade que elas não precisam mais correr. Agora elas voam!

Por exemplo, esses dias o Queiroga disse que 4.000 pessoas morreram por causa da vacina e essa informação se espalhou pelo Brasil rapidinho. Depois se viu que são só uns dez ou quinze casos que estão sendo relacionados com a vacina. Mas e daí? Quase ninguém vai saber disso e um montão de gente vai ficar com a informação dos 4.000 do Queiroga. E, se mais gente acredita na mentira que na verdade, a mentira ganhou a parada.

Olha, Diário, eu vou te contar uma verdade: eu entendo muito de mentirologia. Sou um estudioso profundo. Um mentirólogo!

Por exemplo, eu sei que na mentira tem três partes: a mentira, o mentiroso e, a mais importante, o acreditante.

A MENTIRA tem que ter um pedaço de verdade e alguma parte bem absurda, porque todo mundo gosta de acreditar em coisas absurdas. Por exemplo: “a filha da Dilma é dona da Havan”. Por um bom tempo, muita gente acreditou nisso, porque nessa frase tem duas coisas que existem (a filha da Dilma e a Havan) e uma coisa absurda: uma ser dona da outra. Pena que depois o Veio ficou famoso e acabou com essa história.

No tocante ao MENTIROSO, o importante é falar com certeza. Ele não pode dizer que “há estudos preliminares que indicam”. De jeito nenhum! Ele tem que falar com segurança e dizer que a informação vem de uma fonte segura. Por exemplo: “O japonês que ganhou o Nobel de Medicina descobriu que aquele jatinho do bidê provoca…”

Mas o mais importante nessa história toda é o ACREDITANTE. Ele não pode ser do tipo desconfiado, que vai na fonte da informação. Por exemplo, ele tem que acreditar no que lê sobre um livro, não pode ler o livro. E ele tem que acreditar que está fazendo o bem quando espalha a mentira do mentiroso. Tem que pensar que está delatando a Dilma e prevenindo os usuários de bidê.

O ACREDITANTE acaba se tornando um mentiroso mais perfeito que o MENTIROSO original, porque acredita na MENTIRA e a espalha com certeza absoluta, pensando que está revelando um segredo e fazendo uma coisa boa.

Pode acreditar que é assim, Diário. Pra você eu não ia mentir.

 

Veja em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Humor/Diario-do-Bolso-19-de-janeiro-de-2022/9/52516

 

Comente aqui