Clipping

Os caminhos que partem de Gramsci

Novo livro da Expressão Popular analisa em profundidade o pensamento do intelectual italiano – e como ele pode inspirar olhares críticos e rebeldes hoje. Quem é Outros Quinhentos concorre a três exemplares e tem descontos de até 50%

Por: Ana Sarabia

Nos últimos anos, o nome de Antonio Gramsci tem tido cada vez mais destaque nas discussões políticas, inclusive por parte de tendências conservadores. Isto porque Gramsci, para além de sua conhecida militância no Partido Comunista Italiano (PCI) durante os anos 1920, desenvolveu uma extensa obra teórica, que abrangeu os campos da teoria política, sociologia e história e é lembrada sobretudo pelos Cadernos do Cárcere, escritos durante sua prisão política e onde aparecem categorias-chave de seu pensamento, como hegemonia cultural, bloco histórico e guerra de posição.

No Brasil, o pensamento político de Gramsci teve notória repercussão nos meios acadêmicos e militantes a partir dos anos 1970, quando sua obra começou a ser traduzida para o português. Desde então, suas ideias têm sido objeto de estudo e reflexão de forma consistente. Neste sentido, a editora Expressão Popular, parceira editorial de Outras Palavras, publica Gramsci e a verdade efetiva das coisas, que trás algumas das mais recentes contribuições de intelectuais brasileiros e italianos sobre sua obra.

O livro reúne artigos apresentados por pesquisadores no III Encontro Nacional da International Gramsci Society-Brasil (IGS-Brasil), realizado na cidade de Marília (SP) em setembro de 2019. Estruturado em torno dos eixos “Debate com os clássicos: novas leituras”, “Crises e revoluções” e “Questões contemporâneas”, os textos oferecem ao público leitor contato com os debates sobre os escritos gramscianos sem abrir mão do enfrentamento com as questões culturais e políticas contemporâneas, sempre com base nas categorias originais do autor e em uma perspectiva socialista.

A coletânea foi organizada pelos cientistas políticos Marcos Del Roio e Leandro Galastri, ambos autores de relevantes estudos sobre Antonio Gramsci. Del Roio foi também responsável pela apresentação da edição brasileira de “O Alfaiate de Ulm” (Boitempo, 2014), testemunho detalhado da história do Partido Comunista Italiano (PCI) escrito por Lucio Magri, um de seus principais colaboradores e dirigentes.

Veja em: https://outraspalavras.net/blog/os-caminhos-que-partem-de-gramsci/

Comente aqui