Desde quarta-feira, as embalagens de leite e as garrafas descartáveis devem ter tampas não removíveis. Isto é bem intencionado, mas infelizmente mal feito.
Por: Svenja Bergt. Há mais a fazer do que proibir tampas removíveis: por exemplo, produtos descartáveis como cápsulas de café de alumínio
Agora também a embalagem do leite. Recentemente a caixa não tem mais tampa de rosca, mas sim uma tampa bem fixada e dobrável. E para que nada entre ou saia antes da primeira abertura, há um pedaço de plástico embaixo da tampa que pode ser retirado. Estaria isso no espírito dos inventores da directiva da UE para reduzir os resíduos de plástico no ambiente, que desde quarta-feira exige a colocação de tampas nessas embalagens ?
A abordagem é compreensível: se as tampas de plástico estão entre os resíduos mais frequentemente encontrados nas praias europeias, então temos de evitar que essas tampas cheguem lá. Mas fixar permanentemente as tampas nos recipientes resolve apenas parte do problema. E, ao mesmo tempo, é um sintoma de como a política ambiental, infelizmente, funciona com demasiada frequência: em vez de olhar para o quadro geral, existem pequenas soluções isoladas.
Soluções isoladas que muitas vezes criam novos problemas e também incomodam os consumidores. Neste caso, porque muitas pessoas não conseguem beber de garrafas com tampas de forma significativa. Estas soluções incompletas trazem descrédito à protecção ambiental como um todo – e à UE com elas.
Porque qual problema está realmente por trás do desperdício de tampas de plástico? A enorme quantidade de coisas descartáveis que usamos. Isso só começa com a embalagem. Ela varia de brinquedos descartáveis, como peças montáveis em ovos surpresa, a cápsulas de café e cosméticos, como protetores oculares que são jogados fora após um único uso, até roupas de moda ultrarrápida que se desfazem pela metade após um único uso.
Nosso mundo está cheio dessas peças projetadas para uso único. Esse é o problema. Porém, resolvê-lo exigiria um esforço maior – com mudanças significativas para o mercado e para os consumidores. Faria realmente uma diferença em termos de protecção do ambiente e dos recursos. E a propósito: as tampas das garrafas reutilizáveis ainda podem ser removidas corretamente.
Veja em: https://taz.de/Unabnehmbare-Plastikdeckel/!6021502/
Comente aqui