Clipping

Por que câncer pode se tornar a doença que mais mata no Brasil – e que desafios isso traz

Por: André Biernath | Crédito Foto: Getty Images. Transição epidemiológica em curso deve fazer com que câncer se torne a causa número um de morte no país nas próximas décadas

Brasil passa por uma grande transição epidemiológica: aos poucos, o câncer ganha terreno, se torna a principal causa de morte em muitas cidades do país e deixa para trás as doenças cardiovasculares, que ficaram no topo desse ranking nas últimas décadas.

Esse fenômeno foi captado por um estudo realizado por diversas instituições nacionais e internacionais, publicado em novembro no periódico científico The Lancet – Regional Health Americas.

Os autores calculam que, no ano 2000, o câncer só era a causa número um de óbitos em 7% dos municípios do país — e não ficava em primeiro lugar em nenhum dos Estados.

Já em 2019, esse cenário se modificou. As mortes por causa de tumores cresceram em 15 Estados e viraram o principal motivo das mortes em 13% das cidades — quase o dobro do observado duas décadas atrás.

Segundo a pesquisa, a tendência é que esses números continuem a aumentar, até que o câncer ultrapasse as doenças cardíacas em todo o território nacional.

Essa transição já foi observada em países mais ricos nos últimos anos, e agora passa a acontecer também nas nações de renda média, como é o caso do Brasil.

Os autores do estudo esperam que os dados e a análise ajudem a melhorar os serviços de saúde no Brasil.

Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil também chamam a atenção para a necessidade de melhorar e ampliar as campanhas de prevenção e outras políticas públicas para lidar com esse novo cenário.

Em 2000, Estados do Sul e do Sudeste tinham maior taxa de mortalidade por câncer

 

 

Publicado originalmente em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgejp0dpx38o

Comente aqui