Clipping

Mundo sofre ‘década de calor mortal’ enquanto 2024 marca o ano mais quente já registrado

Secretário-geral da ONU, António Guterres, diz que “devemos sair deste caminho para a ruína” na mensagem anual de ano novo

Por: Mídia PA | Crédito Foto: Darko Vojinović/AP. Girassóis murcham em um campo durante uma seca perto da cidade de Becej, Sérvia, em setembro.

O mundo sofreu uma “década de calor mortal”, com 2024 encerrando 10 anos de temperaturas sem precedentes, disse a ONU.

Ao transmitir sua mensagem anual de ano novo, o secretário-geral da ONU, António Guterres , disse que os 10 anos mais quentes já registrados aconteceram na última década, incluindo 2024.

A agência climática e meteorológica da ONU, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), publicará números oficiais de temperatura para o ano em janeiro. A organização disse que o ano passado foi definido para ser o mais quente já registrado, coroando uma década de calor sem precedentes alimentado por atividades humanas e impulsionando extremos climáticos crescentes, enquanto os níveis de gases de efeito estufa continuaram a atingir novos máximos, bloqueando mais calor para o futuro.

Guterres disse: “Posso relatar oficialmente que acabamos de suportar uma década de calor mortal. Os 10 anos mais quentes registrados aconteceram nos últimos 10 anos, incluindo 2024.

 

Publicado originalmente em: https://www.theguardian.com/world/2024/dec/30/world-endures-decade-of-deadly-heat-as-2024-caps-hottest-years-on-record-un-antonio-guterres

 

Comente aqui