QUEM SOMOS

O Trópico em Movimento é um programa da Universidade Federal do Pará – UFPA, vinculado ao gabinete da Reitoria, que visa contribuir para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis no Trópico Úmido – no meio rural e no urbano – através da educação, com base em uma nova iniciativa interdisciplinar e interinstitucional, objetivando o incentivo e viabilização das ações no campo do ensino – aberto à integração entre as instâncias públicas nos níveis municipal, estadual, federal e internacional.

Esta nova concepção de atuação educacional, contempla planos de ação no âmbito de estabelecer sociedades capazes de suprir suas necessidades de produção – consumo e desenvolvimento, com equilíbrio entre crescimento, preservação e qualidade de vida. Tais medidas consistem na formação de recursos humanos, pesquisa e extensão, criação e/ou consolidação das cadeias produtivas sustentáveis, melhoria da gestão municipal, inclusão socioambiental de populações tradicionais e indígenas, além de integrar qualificadas parcerias nas esferas públicas, privadas e/ou não-governamentais – em concordância com as especificidades dos projetos a serem executados.

Este trabalho parte do estudo experimental dos recursos socioambientais, em comunidades rurais selecionadas para análise, por meio do programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia – POEMA, criado em janeiro de 1992 pela reitoria da UFPA. Inicialmente foram realizadas atividades sistemáticas para implementar atendimento as necessidades básicas coletivas em áreas essenciais, como: saúde, saneamento, educação, geração de renda, e ocupação e emprego através do uso integral dos espaços tradicionais da agricultura familiar, e de iniciativas de processamento dos recursos naturais disponíveis.

Ao longo desta trajetória, o POEMA colecionou notáveis êxitos em sua evolução, recebendo premiações nacionais e internacionais, que permitiram resultados ainda mais significativos na liderança do programa em diversas áreas de atuação. Assim sendo, se intensificou o imperativo de continuidade das ações de modernização da civilização, como proposta do Trópico em Movimento, expandindo seu campo de atuação também para o meio urbano, com potenciais políticas públicas que viabilizem a otimização sustentável do território amazônico, provendo novas estratégias e fontes de alimentação de conteúdo e avanços sobre a fronteira experimental das ideias.

Esses elementos compõem as representações que permitem, por intermédio dos aspectos do objetivo, da estrutura, das diretrizes e linhas de ação do projeto, conhecer os métodos de execução e fundamentos principais do Trópico em Movimento, listados a seguir:

Objetivos Específicos:

  • Promover e fomentar a educação profissionalizante nos níveis Técnico, Tecnológico de Educação Inicial e Continuada e de Especialização, voltados para as realidades e as vocações socioeconômicas, culturais e ambientais locais;
  • Promover cursos de especialização em áreas estratégicas;
  • Promover a Pesquisa e a Extensão diretamente integradas ao ensino;
  • Promover a integração interinstitucional e interdisciplinar no âmbito da UFPA;
  • Prestar assistência técnica e promover a difusão tecnológica;
  • Estabelecer parcerias locais, nacionais e internacionais para o desenvolvimento do Programa.

Diretrizes do Programa

  • Contribuir para a transformação das escolas de ensino médio em agências de desenvolvimento local que, no âmbito de disciplinas curriculares, focalizem as modalidades de ocupação da região amazônica e modos sustentáveis de uso dos seus ecossistemas;
  • Construir ligações sólidas entre instâncias educacionais dos municípios e cursos profissionalizantes de nível técnico e tecnológico, habilitados para otimizar o aproveitamento de todas as “complementaridades produtivas envolvendo os campos, as pastagens, as florestas e as águas” (I. Sachs 2006);
  • Difundir tecnologias apropriadas nas zonas rurais e urbanas relativas a problemas como o saneamento básico, a implementação e/ou consolidação de arranjos produtivos locais ou ao resgate de elementos da cultura local e microrregional;
  • Focalizar as demandas de desenvolvimento local nos territórios das populações indígenas e tradicionais (quilombolas, ribeirinhas) da região;
  • Potencializar a cooperação entre as universidades amazônicas a partir de uma perspectiva de “tropicalização da ciência e da tecnologia” (I.Sachs), que indique caminhos corretos e coerentes para o uso múltiplo da biomassa terrestre e aquática nas áreas alteradas da Amazônia.

Áreas Temáticas Prioritárias

  • ​Saneamento Básico
  • Agroecologia
  • Recursos Pesqueiros e Aquicultura
  • Processamento de Produtos Naturais de Origem Animal e Vegetal
  • Educação Profissionalizante e Gestão Municipal
  • Turismo e Artesanato
  • Educação Ambiental
  • Desenvolvimento local e serviços ambientais
  • Cooperação Sul-Sul
  • Direitos da Natureza

Linhas de Ação

  • Elaborar e realizar cursos profissionalizantes superiores tecnológicos;
  • Elaborar e realizar cursos técnicos profissionalizantes de nível médio;
  • Elaborar e realizar cursos de formação inicial e continuada;
  • Elaborar e realizar projetos de pesquisa e extensão;
  • Estabelecer vínculos de ação conjunta entre a Universidade Federal do Pará e o Governo do Estado do Pará, na ampliação de programas de Ensino Profissionalizante;
  • Estabelecer cooperação e intercâmbio entre instituições dos países amazônicos e outras instâncias, públicas, privadas e não-governamentais;
  • Identificar e captar recursos financeiros, nacionais e internacionais para a realização e ampliação do Programa.