ClippingVideo

Escola de Culinária da Esperança do Vietnã

Visitamos uma escola de culinária no Vietnã que oferece aos adolescentes desfavorecidos um caminho para sair da pobreza.

O Vietnã é famoso por sua comida deliciosa.

Mas em uma escola de culinária em Hanói, o foco está em mais do que encher estômagos.

Para os adolescentes que freqüentam o KOTO, um internato de hospitalidade reconhecido internacionalmente na capital vietnamita, a cozinha oferece um caminho para sair da pobreza – um prato de cada vez.

“Meus pais faleceram muito jovens”, diz Duong, que cresceu no coração rural do Vietnã. “Não posso me dar ao luxo de estudar ou mesmo viver, então decidi me inscrever no KOTO.”

A escola ensina jovens desfavorecidos a cozinhar e os ajuda a encontrar empregos nos melhores hotéis e restaurantes do Vietnã.

“Se eu não tivesse a chance de estudar culinária nesta escola, as oportunidades para eu encontrar um emprego neste país são muito limitadas. Eu teria que ir para o exterior para conseguir um emprego”, diz Duong.

Mais de 700 estudantes passaram pelo KOTO desde que seu fundador australiano-vietnamita, Jimmy Pham, abriu as portas há 20 anos.

Quando ele fundou a escola, os estudantes vieram das ruas de Hanói. Hoje, eles pertencem a grupos étnicos minoritários do Vietnã, órfãos, gangues e vítimas de abuso e famílias desfeitos.

Mas ele insiste que a organização não é uma instituição de caridade.

“É uma mão para cima, não para mão”, diz Pham. “As pessoas precisam ser capacitadas”.

101 East visita a escola de culinária, oferecendo esperança aos desfavorecidos e oprimidos do Vietnã.

Fonte:  Al Jazeera

Comente aqui