Por que os jovens muçulmanos da ilha caribenha de Trinidad e Tobago estão sendo atraídos pelos conflitos na Síria e no Iraque?
Nota do editor: Este filme, lançado pela primeira vez e transmitido em 2017, foi atualizado em agosto de 2020.
O estado caribenho de Trinidad e Tobago é tradicionalmente mais famoso por seu espetacular carnaval anual, suas proezas por críquete e por ser o berço da música calypso.
Mas em 2017, desenvolveu uma reputação mais perturbadora – como a nação com as maiores taxas de recrutamento de combatentes do ISIL no Hemisfério Ocidental.
Então, por que tantos jovens trinidadenses foram levados a viajar milhares de quilômetros para participar dos conflitos no Iraque e na Síria?
De acordo com o Imam Yasin Abu Bakr, líder do grupo Jamaat al-Muslimeen, uma das principais razões pelas quais os jovens negros estavam se juntando ao ISIL era sua marginalização.
“Os africanos estão indo para um grupo de desempregados. Eles apenas se sentam no gueto e não fazem nada. E então as drogas entram e é um refúgio para as drogas. E agora as armas estão aqui e então a taxa de homicídios está subindo rapidamente. controle “, disse ele.
A People & Power enviou a correspondente Juliana Ruhfus e o diretor Dom Rotheroe para investigar como a nação insular do Caribe se tornou um centro de recrutamento para o ISIL e o que aconteceu desde então.
Veja em: https://www.aljazeera.com/programmes/peopleandpower/2017/05/caribbean-caliphate-170517073332147.html
Comente aqui