Clipping

A colorida primavera da Alemanha

O ano de 2021 não está sendo fácil para ninguém, devido à pandemia de covid-19. Mas a natureza segue suas próprias leis, e redesperta na primavera, trazendo perspectivas perfumadas e coloridas.

Campo verde com rua deserta e cerejeiras em flor

Brilhando especialmente baixo no horizonte do início da primavera, o sol dá novo brilho às paisagens. Seu calor faz as árvores frutíferas florescerem e dar frutos. Como aqui em Hohenjesar, uma pequena localidade não muito distante da fronteira da Alemanha com a Polônia.

Homem jovem de pé no meio a um lago

O despertar da primavera também anima a população da capital alemã. Apesar da temperatura ainda baixa da água, a época balnear começa quando o lago Weissensee atinge 6º C. Os mais corajosos esperam que, em tempos de pandemia, um banho frio estimule seu sistema imunológico.

Cerejeira ornamental em flor diante da fachada de uma igreja
Potsdam, Brandemburgo

A floração da cerejeira ornamental marca o início da primavera. Como aqui em Potsdam, no parque Neuen Lustgarten, numa exibição de esplendor floral.

Árvore com flores brancas, com igreja e casas em estilo enxaimel ao fundo
Quedlinburg, Saxônia-Anhalt

Contrastes encantadores entre natureza e herança medieval valem uma viagem até Quedlinburg. Com seus bem preservados prédios em estilo enxaimel, a zona histórica em torno da igreja tem mais de mil anos e é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1994.

Gramado florido com torre de igreja ao fundo
Parque de Wörlitz, Saxônia-Anhalt

Os jardins de Dessau-Wörlitz também são Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco. O extenso parque paisagístico foi disposto na segunda metade do século 18. Da plataforma da torre de 66 metros de altura da igreja de São Pedro (centro da foto), há uma vista encantadora sobre o parque e a paisagem circundante.

Árvore de flores brancas tendo panorama da cidade ao fundo
Dresden

Com ou sem primavera, este panorama fascina os pintores há séculos: a vista por sobre o rio Elba até o centro histórico de Dresden, com as igrejas Frauenkirche e Hofkirche, e a torre Hausmannsturm (da esq. para a dir.). Tudo emoldurado pelas flores de um abrunheiro.

Árvore com flores brancas tendo os arranha-céus de Frankfurt ao fundo
Frankfurt

Do Elba para o Meno: a paisagem em volta da metrópole bancária Frankfurt também fascina na primavera, com deliciosos contrastes. O Taunus, uma cadeia de montanhas baixas, não está longe, e por pouco tempo suas árvores florescem, competindo com a impressionante vista panorâmica de Frankfurt.

Veja mais em: https://www.dw.com/pt-br/a-colorida-primavera-da-alemanha/g-57041106

Comente aqui