Clipping

Quando Malcolm conheceu Ali

Um novo documentário da Netflix, Blood Brothers , oferece um olhar comovente sobre a amizade entre Malcolm X e Muhammad Ali, duas das figuras mais dinâmicas do século 20. Quando as fotos em preto e branco do par enfeitam a tela, ela praticamente vibra com energia.

Por Eileen Jones/ Créditos da foto: (Netflix)

Éa temporada de documentários de Muhammad Ali, ao que parece, com a série de quatro partes de Ken Burns sobre o campeão lendário jogando na PBS, e Irmãos de Sangue de Marcus C. Clarke : Malcolm X & Muhammad Ali atualmente disponível no Netflix.

O documentário de Clarke não está trilhando um terreno inteiramente novo – tivemos uma série de documentários e filmes de ficção lidando pelo menos brevemente com aspectos da amizade dos homens, mais recentemente o filme de Regina King, One Night in Miami – mas a intensidade do foco no O relacionamento tenso de três anos, junto com os comentários de Cornel West, o irmão mais novo de Ali, Rahman, as filhas de Ali e Malcolm X e muitos outros, tornam este filme atraente.

E, francamente, deprimente. Há uma trágica ironia no centro do filme que o assombra muito depois de você ter visto o filme dramaticamente apresentado no documentário. A amizade de Malcolm X e do deslumbrante jovem pugilista, então conhecido por seu nome de nascimento Cassius Clay, recém-conquistado o triunfo olímpico da medalha de ouro em Roma, mas já amargurado por seu retorno a Jim Crow America, está centrado em Malcolm X encorajando Clay em seu interesse na Nação do Islã.

No início da década de 1960, essa organização crescente, que ficava fora das principais instituições americanas de supremacia branca, incluindo a altamente segregada Igreja Cristã, oferecia aos jovens negros uma maneira de se verem como fortalecidos, autônomos e conectados a uma irmandade internacional. Foi o local da transformação de Malcolm X de Malcolm Little, o filho traumatizado e alienado do reverendo Earl Little, que foi linchado por ser um apoiador influente do nacionalista negro e líder pan-africanista Marcus Garvey.

Por meio de suas notáveis ​​habilidades como orador, Malcolm X ascendeu rapidamente a uma posição de poder, perdendo apenas para “o mensageiro”, Elijah Muhammad. Mas essas mesmas habilidades criaram polêmica dentro da organização e passaram a ser vistas como uma ameaça. Mesmo enquanto Malcolm X atraía Cassius Clay para a Nação do Islã, ele próprio estava sendo expulso.

O recém-nomeado Muhammad Ali foi compelido a escolher entre a autoridade inquestionável de Elijah Muhammad entre os seguidores, e seu amigo Malcolm X. Malcolm foi rotulado de religioso “hipócrita”, uma acusação tão séria que qualificou entre os seguidores fiéis como uma sentença de morte. Ali escolheu “o mensageiro” e denunciou Malcolm X.

Apenas anos depois, muito depois do assassinato de Malcolm X e da morte mais recente de Elijah Muhammad, Ali visitou Meca e descobriu o que sua filha chamou de “o verdadeiro Islã”. Ele estava seguindo tardiamente os passos de Malcolm X, que fez a peregrinação a Meca em 1964, testemunhou a igualdade multirracial de seus companheiros de peregrinação e repudiou as crenças da supremacia negra promovidas por Elijah Muhammad e a Nação do Islã. Os filhos de Malcom X e Muhammad Ali atestam o grande pesar de Ali por rejeitar seu amigo.

É difícil não idealizar duas pessoas tão impressionantes como Malcolm X e Muhammad Ali, e querer demorar nas fotos elétricas em preto e branco deles tiradas durante aquele breve interlúdio em que Malcolm X e Muhammad Ali eram amigos íntimos, especialmente aqueles que mostre-os celebrando o lendário triunfo de Ali sobre Sonny Liston em Miami em 1964. Como Cornel West exulta no filme, eles foram “os negros mais livres de seu tempo”.

O filme argumenta que a vida complexa de Ali, especialmente, foi simplificada demais e idealizada demais no final de sua vida porque ele se tornou uma figura de pathos silencioso. Depois que a doença de Parkinson roubou sua fala, não houve mais condenação das “mesmas pessoas que o trataram como um cachorro” em seus polêmicos anos anteriores como o “Louisville Lip”, “Gaseous Cassius” – o boxeador que ficou famoso por sua Medalha de ouro olímpica no rio e mais tarde sacrificou seu título de campeão dos pesos pesados ​​como penalidade por se recusar a lutar no Vietnã.

Ainda assim, o rescaldo da amizade de Malcolm X-Muhammad Ali é, à sua maneira de partir o coração, um conto de advertência útil. Mesmo essas pessoas relativamente destemidas, ao buscarem se libertar ideologicamente, podem se enredar na organização a que se juntam para ajudá-las nessa empreitada, em outro tipo de ideologia rígida.

O irmão de Ali, Rahman, ainda considera a suposta apostasia de Malcolm X contra Elijah Muhammad como um erro, argumentando que sem os ensinamentos da Nação do Islã, seu irmão nunca poderia ter alcançado tamanha grandeza, seja como um lendário Campeão Mundial de Pesos Pesados, um ícone dos direitos civis, ou um antiimperialista declarado e objetor de consciência na era do Vietnã.

Mas o diretor Clarke claramente considera as revelações tardias de Malcolm X como a lição do filme:

Pessoas que são negras e pardas, que estão tentando alcançar algo, que têm uma missão, que sentem que têm um propósito em relação a algo, devem ter em mente que sempre haverá forças em ação tentando atrasá-los, impedi-los ou dividi-los…. Precisamos de mais solidariedade. Era disso que estava Malcolm. Temos a mesma missão. Esteja você na América, África ou Caribe, onde quer que os negros e pardos estejam, estamos enfrentando a mesma opressão.

O conteúdo torna este documentário memorável, ao invés de quaisquer técnicas particulares usadas pelo diretor; não há nada formalmente ousado no filme. Por exemplo, Clarke usa animação para dramatizar o primeiro encontro de Cassius Clay e Malcolm X, que ainda não sabia quem era Cassius Clay, mas fingiu saber porque Clay já se portava como uma lenda viva.

Mas agora vimos essa técnica ser usada muitas vezes, e não há nada tão impressionante na animação em si. Ainda assim, não há fotos daquela primeira reunião, então a animação faz sentido e é útil.

Felizmente, o conteúdo típico dos documentários – fotos, clipes de filmes, entrevistas – são, neste caso, bastante fascinantes. Cada foto em preto e branco de Malcolm X e Muhammad Ali, duas das pessoas mais dinâmicas do século XX, praticamente faz a tela vibrar com energia. E todos nós poderíamos usar um choque de energia hoje em dia.

Veja em: https://jacobinmag.com/2021/09/malcolm-x-muhammad-ali-blood-brothers-netflix-documentary-review

Comente aqui