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150º ANIVERSÁRIO DE ROSA LUXEMBURGO – A vida da revolução

A relação de Rosa Luxemburgo com a poesia e sua visão sobre a literatura de sucesso a partir das cartas do cárcere

Por: Mesut Bayraktar.

Na prisão, um romance ou poema pode se tornar o santuário do espírito, um retiro político onde o derrotado encontra resistência e se levanta novamente para a batalha. Isso é evidenciado pelos produtos escritos de presos políticos, sobretudo as “Cartas da Prisão” de Rosa Luxemburgo. Durante sua prisão de 1915 a 1918, seu amor pela literatura a transformou em uma poetisa apaixonada. O volume, sem dúvida, faz parte da biblioteca da literatura mundial desde então.

dilema da história mundial

Em 4 de agosto de 1914, a facção do SPD no Reichstag aprovou os créditos de guerra. A liderança do SPD concluiu uma “paz civil” com o Kaiser, na qual renunciou às reivindicações e greves durante o massacre imperialista mundial. A Internacional Socialista então ruiu silenciosamente e no final de julho de 1914 começou a sangrenta guerra mundial. No mesmo ano, Rosa Luxemburgo foi condenada à prisão por “incitação à desobediência”. Em vista da doença e turbulência mental, ela foi autorizada a cumprir sua pena até 31 de março de 1915. No entanto, ela foi presa repentinamente em 18 de fevereiro de 1915 e, no dia seguinte, quis viajar para a Holanda com Clara Zetkin para fazer os preparativos para o Congresso Internacional de Paz das Mulheres. Um ano depois foi demitida e publicou a brochura “A Crise da Social Democracia”, na qual acertou contas com a “ordem social burguesa” e o SPD, cujo caráter reacionário a guerra havia revelado. Além das engenhosas polêmicas contra o queijo reformista da direção do SPD, ela afirma que o “dilema da história mundial” chegou ao auge: “ou o triunfo do imperialismo e a queda de toda cultura (…). Ou vitória do socialismo”. A brochura, segundo o amigo Paul Frölich, “tornou-se a ferramenta de milhares de combatentes ilegais”. que o “dilema da história mundial” chegou ao auge: “ou o triunfo do imperialismo e a queda de toda cultura (…). Ou vitória do socialismo”. A brochura, segundo o amigo Paul Frölich, “tornou-se a ferramenta de milhares de combatentes ilegais”. que o “dilema da história mundial” chegou ao auge: “ou o triunfo do imperialismo e a queda de toda cultura (…). Ou vitória do socialismo”. A brochura, segundo o amigo Paul Frölich, “tornou-se a ferramenta de milhares de combatentes ilegais”.

Apenas três meses depois, ela foi retirada de circulação como “prisioneira protetora” por causa de seu trabalho antimilitarista e sua atitude destemida como revolucionária. A   pena de prisão durou até 9 de novembro de 1918. Durante esse tempo, entre as paredes frias das celas da prisão em Berlim, Wronke e Breslau, ela escreveu secretamente cartas para seus amigos. As impressionantes “Cartas da Prisão” são um testemunho poético da mais profunda humanidade e da conexão inabalável com todos os seres vivos. Neles, a vida da revolução, que não quer nenhuma espera reconfortante, nenhum adiamento gentil, apenas a realização do presente aqui e agora, se condensa em poesia.

Sem uma visão de mundo não há literatura realista

“O que eu li? Principalmente ciências naturais: geografia vegetal e geografia animal”, escreveu Rosa Luxemburgo em 1917, de Wronke a Sonja Liebknecht. Mas isso não é tudo. Além disso, ela devora inúmeros romances e poemas, continua pedindo ao amigo uma nova literatura, “talvez algo de Th[omas] Mann” ou, por causa de seus “Estudos sobre Shakespeare”, histórias do drama italiano e espanhol, até que finalmente pede sua amiga: “Como você se sente em relação a Shakespeare?” Além de tais pedidos, ela recebe cópias de poemas, refere-se a Madame Chokhlakova dos “Irmãos Karamosov” de Dostoiévski em relação à melancolia fatalista de sua amiga, agradece a Hölderlin por um diário de viagem ou está tão entusiasmado com os poemas de piadas de Eduard Mörike, sobre “Phantasus” de Arno Holz, sobre Johann Schlafs »Frühling«, bem como sobre um poema descoberto por Hugo v. Hoffmannsthal, de quem ela “não gosta nada”, o considera “procurado, refinado, obscuro”, “simplesmente não o entende”.

Comentários aforísticos também estão incluídos em muitas das cartas, que refletem sua emoção interior pela literatura. Ela observa que »The Rich Man« do autor inglês John Galsworthy é “brilhante”, enquanto ela “gostou muito menos” do romance »World Brothers« do mesmo autor, “porque a tendência social é mais predominante lá. No romance, não procuro tendência, mas valor artístico.” Galsworthy é “o mesmo cara que Bernard Shaw e também como Oscar Wilde, (…) uma pessoa muito inteligente, refinada, mas blasé que vê tudo no mundo com ceticismo sorridente Um artista de verdade, no entanto, “nunca faz ironia sobre suas próprias criações.” , mas “o próprio capitão não sorri; ele fica no final com os lábios trêmulos e os olhos arregalados brilhando com lágrimas.” Para Luxemburgo, o realismo artístico é mais importante em um romance do que a ênfase nas tendências sociais e políticas.

Qual é a essência de tal realismo? Embora não tenha preconceito contra os poetas de seu tempo, Luxemburgo admite em uma carta de 1917 que em algum momento “retornou a Goethe e Mörike”. Ela escreve: “É verdade: temo um pouco em todos eles o domínio da forma, os meios poéticos de expressão e a falta de uma grande e nobre visão de mundo. (…) Eles geralmente refletem humores maravilhosos. Mas humores não fazem as pessoas.” Em outras palavras: sem uma visão de mundo que estruture cada detalhe da história como um condutor de fundo e o entrelace em um contexto significativo com a história da espécie humana, não pode haver literatura realista. A literatura contemporânea ainda sofre com a falta de uma concepção do mundo, que muitas vezes se perde nas identidades. Mas as identidades não fazem as pessoas.

O conto do búfalo de Rosa Luxemburgo

Em meados de dezembro de 1917, em sua cela de prisão em Breslau, Luxemburgo escreveu para sua amiga um conto de estatura literária mundial: a história do búfalo que tolerou as chicotadas dos soldados “com uma expressão em seu rosto negro e suaves olhos negros”. . É uma parábola da situação dos explorados e oprimidos, que hoje sangra de violência de classe burguesa como então, quando Rosa Luxemburgo lutou pela emancipação social e finalmente na dor, na impotência, na saudade com o “Fausto” de Goethe em as mãos por trás foram assassinadas por carrascos.

Rosa, a literatura garante a vida da revolução, mesmo depois dos seus 150 anos.

 

Veja em: https://blogs.taz.de/stilbruch/2021/03/15/das-leben-der-revolution/

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