Eleições 2022: seis momentos-chave do debate da Globo entre candidatos à Presidência
30/setembro/20220
O último debate antes do primeiro turno da eleição de domingo (02/10) foi marcado por ataques, interrupções e poucas trocas sobre propostas para governar o país entre os candidatos à Presidência.
Créditos da foto: Globo/João Miguel Júnior
No encontro promovido na noite da quinta-feira (29/09) pela Rede Globo, alguns temas foram recorrentes, como perguntas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre corrupção e ao presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre orçamento secreto.
Outros momentos foram de tumulto, como quando Padre Kelmon (PTB), que não pontua nas pesquisas, foi recorrente em descumprir as regras do debate, que chegou interrompido pelo moderador William Bonner para pedir que o candidato se comportasse.
Horas antes do debate, foi divulgada a pesquisa mais recente do instituto Datafolha, mostrando relativa estabilidade nas posições dos concorrentes. Nos votos válidos, Lula se manteve nos 50%, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para cima, de 35 para 36%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Entre os demais candidatos, Ciro Gomes (PDT) permanece na terceira colocação, tendo oscilado de 7% para 6% nos votos válidos. Na quarta posição aparece Simone Tebet (MDB), que manteve os 5% que já obtivera na pesquisa anterior, divulgada no dia 22 de setembro.
Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou negativamente, de 2% para 1% nos válidos. Padre Kelmon e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.
1. Ataque à Globo e ‘guerra do direito de resposta’
Logo no primeiro bloco, durante resposta a Padre Kelmon, Bolsonaro atacou Lula e a própria Rede Globo.
“Lula defendia que se roubassem celulares para tomar uma cervejinha”, disse o presidente. Em seguida, afirmou que acabou com “a mamata” da grande mídia e que “a Rede Globo foi um dos casos”.
Por: Mike Hills e Libby Rogers. Design de Joy Roxas. | Crédito Foto: Equipes de Jornalismo Visual e Dados da BBC
Os eleitores vão às urnas no dia 5 de novembro, nos Estados Unidos, para eleger o pr
Ao aplicar à natureza a teoria social de Malthus, biólogo deu base “científica” ao conformismo conservador. Mas a transformação social, que ele desdenhou, exige figurar o ainda-não-existente, e mobili
Estudo de universidade alemã mostra que impactos do derretimento de gelo em sete áreas do globo vão muito além do esporte e do turismo, podendo afetar fauna e flora em áreas de altitudes mais elevada.
Comente aqui