Clipping

Pegue um pico: os picos das montanhas de Douglas Mandry – em fotos

O artista suíço passou dois anos estudando o vale de Engadine, usando dados científicos e pesquisas históricas para produzir essas imagens cativantes e experimentais

 

Sunrise over Madulain I, Engandine da série Unseen Sights, 2021. Técnica: tinta acrílica sobre impressão fotográfica.  Todas as fotografias: Douglas Mandry/Cortesia de Bildhalle

Nascer do sol sobre Madulain I, Engadine (da série Unseen Sights), 2021

Douglas Mandry: ‘Os céus mudam de azul cristalino para cores pastel à noite. Essas cores e a iluminação inimitável foram minha fonte de inspiração. A região tem uma poderosa qualidade pictórica. Essa é outra razão pela qual adiciono pintura às minhas fotografias. Crio uma abstração da paisagem real e a intensifico com os sentimentos que tive ao olhar para aquela mesma paisagem.’ Engadine de Douglas Mandry: They Keep On Calling está no Forum Paracelsus, St Moritz-Bad, Suíça até 26 de fevereiro

 

Sass Queder, Engadine, da série “Unseen Sights”, 2021

Sass Queder, Engadine (da série Unseen Sights), 2021

‘A luz na Engadina: mesmo com neblina, raios de sol atravessam as nuvens e iluminam partes da paisagem’

 

Diavolezza III, Engadine (da série Unseen Sights), 2022. Ele invoca e subverte nossas expectativas visuais que foram alimentadas pela pintura e pela fotografia.  “Em uma parte do meu trabalho, fotografias de paisagens originais são manipuladas em estúdio por meio de várias intervenções.  Faço uso da técnica tradicional de colorização fotográfica.  Inicialmente, esse método serviu para aumentar o realismo das fotografias em preto e branco, mas eu o uso para abstrair as fotografias.  Estas intervenções sublinham tanto o processo de criação da imagem, como os arquétipos ligados à fotografia de paisagem inicial.”  Douglas Mandry

Diavolezza III, Engadine (da série Unseen Sights), 2022

Usando colagem e pincel, Mandry transforma suas fotografias de montanhas e lagos em visões atmosféricas. Ele diz: ‘Em uma parte do meu trabalho, fotografias de paisagens originais são manipuladas no estúdio por meio de várias intervenções. Faço uso da técnica tradicional de colorização fotográfica. Inicialmente, esse método serviu para aumentar o realismo das fotografias em preto e branco, mas eu o uso para abstrair as fotografias.

 

Resiliência nº.  001, Engandine (da série “Unseen Sights), 2022. Técnica: carvão sobre corte a laser em madeira arven.  As questões de materialidade têm um papel central na série “Resilienza”.  O ponto de partida é a madeira Engadine Arve.  Semelhante à produção de um bloco de impressão, Mandry grava suas fotografias das florestas de Engadine em painéis de madeira.  A madeira funciona tanto como motivo pictórico como portador de imagens.

Resilienza No 001, Engadine (da série Unseen Sights), 2022

As questões de materialidade têm um papel central na série Resilienza. O ponto de partida é a madeira Engadine Arve. Semelhante à produção de um bloco de impressão, Mandry grava suas fotografias das florestas de Engadine em painéis de madeira. A madeira funciona como um motivo pictórico e um portador de imagem.

 

Resilienza no.3, Engadine, 2022. Em vez de transferir a xilogravura para o papel, o artista apresenta a matriz enegrecida a carvão como objeto.  Assim, ele borra as fronteiras entre o meio e a obra, o material e o assunto retratado.

Resilienza No 3, Engadine (da série Unseen Sights), 2022

Em vez de transferir a xilogravura para o papel, o artista apresenta a matriz enegrecida de carvão como objeto. Assim, ele borra as fronteiras entre o meio e a obra, o material e o assunto retratado.

 

Resilienza nº 6, Engadina, 2022

Resilienza No 6, Engadine (da série Unseen Sights), 2022

Segundo Mandry: ‘Meu trabalho combina imaginação e realidade, pintura e fotografia, sentimentos e fatos. Ela brota da minha própria percepção, que se relaciona com a percepção de cada indivíduo. Todos nós juntos produzimos uma visão coletiva da Engadina’

 

Montanhistas em Corvatsch da série Monumentos), 2022O título da exposição é inspirado na famosa observação do naturalista John Muir (1838-1914): 'As montanhas estão chamando e eu devo ir.'  Hoje em dia a citação é frequentemente citada em referência ao apelo distintivo das montanhas.  Essas imagens evocam a era de ouro do turismo e testemunham os esforços tecnológicos para preservar uma paisagem destinada a se extinguir em um futuro próximo

Montanhistas em Corvatsch (da série Monumentos), 2022

O título da exposição é inspirado na famosa observação do naturalista John Muir (1838-1914): ‘As montanhas estão chamando e eu devo ir’. Hoje em dia a citação é frequentemente citada em referência ao apelo distintivo das montanhas. Essas imagens evocam a era de ouro do turismo e testemunham os esforços tecnológicos para preservar uma paisagem destinada a se extinguir em um futuro próximo.

 

Saiba mais em: https://www.theguardian.com/artanddesign/gallery/2022/feb/10/take-a-peak-douglas-mandrys-mountain-highs-in-pictures

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