Clipping

Revolta e esperança: teoria, história e política

Como há cem anos, ciclo de expansão do capital esgota-se, com rastro de desigualdade e levantes. Resultado é incerto: a voragem fascista está diante de nós. No Brasil, esquerda precisa inovar para voltar a ser porta-voz do sonho das massas

Por: José Luís Fiori

A história contemporânea sugere que Karl Polanyi tenha razão: os grandes avanços da internacionalização capitalista promovem grandes saltos econômicos e tecnológicos, mas ao mesmo tempo aumentam geometricamente as desigualdades na repartição da riqueza entre as nações e as classes sociais. E como consequência, no final dos grandes “ciclos de globalização”, aumenta e generaliza-se a insatisfação das grandes massas, e multiplicam-se as revoltas sociais e reações nacionalistas, ao redor do mundo. O que ele chamou exatamente de “duplo movimento” das sociedades de mercado. Mas se isto parece ser verdade, não é verdade que estas “inflexões reativas” tenham sempre um viés progressista ou revolucionário. Pelo contrário, elas nunca foram homogêneas, e podem tomar direções radicalmente opostas, sendo impossível deduzir teoricamente e prever de antemão a orientação ideológica e o desdobramento concreto que tomará cada uma destas revoltas, e destas explosões nacionalistas.

Basta olhar para o que aconteceu nas primeiras décadas do século XX, quando as grandes massas saíram às ruas de toda a Europa, como reação contra o aumento da desigualdade e da miséria, que cresceram à sombra da acelerada internacionalização capitalista das últimas décadas do século XIX, ao que se somaram as catástrofes sociais provocadas pela Primeira Guerra Mundial, pela Gripe Espanhola, e pela crise financeira e econômica que começou no final dos anos 20 e se prolongou até o início da Segunda Guerra Mundial. E logo se constatará que a revolta social e a explosão nacionalista daqueles anos, assumiram formas muito diferentes, e às vezes diametralmente opostas, em distintos países – e, por vezes, dentro de um mesmo país. Neste período, a polarização das classes e das nações e o aumento generalizado da miséria contribuíram para a explosão de inúmeras revoltas e/ou revoluções comunistas, na Alemanha, na Hungria, na Polônia, na Itália, na Espanha, na Rússia e em vários outros países, dentro e fora da Europa, incluindo evidentemente a Revolução Soviética, em 1917. Mas neste mesmo período, esta mesma miséria e esta mesma polarização entre as nações contribuíram igualmente para a multiplicação de outras tantas revoltas paralelas de tipo “fascista” ou “nazista” que se multiplicaram por toda a Europa, alcançando sua trágica vitória na Itália e na Alemanha, mas também em Portugal e na Espanha, onde os fascistas se mantiveram no poder durante 40 anos, mesmo depois da Segunda Guerra Mundial. Em todos estes casos, a ascensão fascista contou com o apoio da grande burguesia, mas também contou com o apoio de grandes massas de miseráveis e de “excluídos sociais” de todo tipo, revoltados contra o fracasso social da globalização capitalista e do imperialismo colonialista da segunda metade do século XIX. Todos esses casos culminaram na formação de governos autoritários movidos pelo mesmo ódio contra as minorias, os estrangeiros e os opositores, que foram exterminados, como foi o caso notável dos judeus, mas também dos comunistas, dos ciganos, dos deficientes físicos e de todos que se opuseram ao regime e que foram exterminados aos milhares, até o momento em que esses governos foram derrotados na Segunda Guerra, no caso da Itália e da Alemanha.

 

Veja em: https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/revolta-esperanca-teoria-historia-e-politica/

Comente aqui