63% vivem em terras não oficializadas: o panorama da população indígena em 4 gráficos
22/setembro/20230
Por: Letícia Mori. Indígenas fizeram mobilização contra a tese do marco temporal
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (21/9) invalidar a tese do marco temporal das terras indígenas – que pregava que a demarcação de territórios só poderia ocorrer em comunidades que já ocupavam esses locais quando a Constituição atual foi promulgada, em 5 de outubro de 1988.
A pauta foi uma das mais discutidas e disputadas nos últimos anos, com os indígenas brasileiros considerando o resultado no Supremo como uma vitória, ainda que não definitiva. Mas quantos são e como estão distribuídos os indígenas brasileiros?
O Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cujos resultados começaram a ser divulgados em julho, trouxe dados atualizados do panorama da população indígena no país. Com o material, a BBC News Brasil produziu quatro gráficos explicativos.
Alta de quase 90% na população indígena
Segundo o IBGE, os indígenas no Brasil são mais de 1,69 milhão de pessoas. Esse total representa 0,83% do total da população brasileira.
Os números mostram um grande aumento em relação aos dados do Censo anterior, de 2010, quando a população indígena era de 896,9 mil e representava 0,47% do total.
O crescimento de 88,8% na população indígena registrada é em parte explicado por uma mudança na metodologia do IBGE. Em 2022, o Censo encontrou mais terras indígenas do que em 2010 e passou a fazer uma pergunta a mais para as pessoas entrevistadas em certas localidades.
A identificação de indígenas no Censo normalmente acontece quando alguém responde “indígena” à pergunta “qual é sua cor?”.
No entanto, o IBGE notou que muitas pessoas com ascendência indígena respondiam que sua cor é “parda”.
Por isso, em 2022, os recenseadores passaram a fazer a pergunta “você se considera indígena?” à lista de perguntas em locais que não são oficialmente terras indígenas, mas onde se sabe que há presença de povos originários.
Isso fez com que o Censo captasse muito mais pessoas que se consideram indígenas, segundo o IBGE.
São Félix não possuía porto de atracação. A mesma tábua foi posta para que os passageiros deixassem o barco, apenas nós e um monte de coisas, carga de mantimentos para a cidade que foi sendo assim r
Um punhado de megacorporações impôs ao mundo seus métodos de produção devastadores e sua comida padronizada. Mas são frágeis. Seu poder escora-se num castelo de cartas financeiro – e elas estão mais
O
PROGRAMA ESPECIAL TRÓPICO EM MOVIMENTO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, COM
MUITA DOR COMUNICA QUE NOSSO GESTOR, LICURGO PEIXOTO, PROFESSOR REPRESENTANTE
DO IEMCI NO CONSELHO DIRETOR DO TRÓPICO. N
Comente aqui