Clipping

O mundo está a reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis – exceto em três setores-chave

Mudanças drásticas na indústria energética e nos veículos elétricos que reduzem a utilização de combustíveis fósseis, mas o transporte marítimo, a aviação e a indústria estão muito longe do zero líquido

Por: Oliver Milman

HA humanidade fez alguns progressos desiguais na redução da nossa dependência dos combustíveis fósseis – mas ainda existem três áreas das nossas vidas nas quais não estamos no bom caminho para largar o vício nos próximos 30 anos, de acordo com uma nova análise.

Níveis recordes de investimento em energia limpa (a energia solar foi considerada a fonte de eletricidade mais barata da história pela Agência Internacional de Energia) e um declínio na geração movida a carvão significam que cada vez menos energia mundial virá de combustíveis fósseis entre agora e 2050 , mostra a análise do Rhodium.

Da mesma forma, o florescente mercado dos veículos eléctricos irá reduzir as emissões dos automóveis e camiões, prevendo-se que o consumo global de petróleo para veículos rodoviários diminua 50% nas próximas três décadas, conclui a previsão.

Mas mesmo com estas mudanças dramáticas a remodelar dois dos mais famintos consumidores de combustíveis fósseis do mundo, as emissões ainda estão muito longe de atingirem zero emissões líquidas até 2050, como os cientistas dizem que devem acontecer se o aquecimento global perigoso – estimulando o agravamento das ondas de calor, inundações, secas e muito mais – deve ser evitado.

Uma das principais razões para isto é a teimosa e contínua poluição por carbono proveniente de três áreas: aviação, transporte marítimo e indústria.

Actualmente, não existe uma alternativa generalizada ao combustível para aviões ou ao diesel para navios, o que significa uma utilização constante ou mesmo crescente de combustíveis fósseis à medida que as economias dos países em desenvolvimento crescem. Uma série de processos industriais – como o fabrico de cimento e a produção de plástico – também não conseguirão reduzir significativamente os combustíveis com utilização intensiva de carbono até 2050.

“Fizemos muitos progressos nos últimos anos – a energia eólica e a solar são realmente exemplos de sucesso e os veículos elétricos estão agora num ponto de viragem”, disse Hannah Pitt, diretora associada da Rhodium, que fez as projeções com base em políticas previstas até 2050.

“Isso representa uma boa parte das emissões, mas há muito menos progresso em outros setores. Com a aviação e o transporte marítimo, não há tanta inovação nem alternativas claras e rentáveis ​​aos combustíveis fósseis.

“E depois temos processos industriais que representam uma enorme fração das emissões e cada um requer as suas próprias ferramentas e inovações para reduzir isso, e as emissões continuam teimosamente elevadas.”

No total, a utilização global de combustíveis fósseis irá provavelmente estagnar ou diminuir até meados do século, antes de começar a crescer novamente devido ao aumento da procura de energia em várias partes do mundo, de acordo com as projecções do relatório. O gás liderará o caminho, aumentando significativamente a sua utilização, mesmo com o declínio do petróleo e do carvão.

Pitt disse que ainda estamos muito longe de acabar com a nossa dependência dos combustíveis fósseis em tudo, desde acender a luz em casa, dirigir um carro, entregar um pacote da Amazon, até voar para um destino de férias.

“O sucesso com as energias renováveis ​​e os VE mostra que isso pode ser feito, mas serão realmente necessárias muitas políticas e inovações diferentes. Não há uma solução”, disse Pitt.

“Este é um bom lembrete de que as alterações climáticas afetam todas as partes das nossas economias e precisam de soluções para cada uma dessas áreas. Há muito trabalho a fazer.”

 

Veja em: https://www.theguardian.com/environment/2024/feb/09/biggest-fossil-fuel-emissions-shipping-plane-manufacturing

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