Clipping

Rara superlua azul iluminará o céu na noite de segunda-feira, deixando os observadores de estrelas maravilhados com a lua

A lua parecerá maior ao anoitecer, diz um especialista, e aqueles com binóculos também poderão ver os anéis de Saturno

Por: Luca Ittimani | Crédito Foto: AAP. Uma rara superlua azul aparece no céu noturno sobre os penhascos de Ben Buckler em Bondi Beach, Sydney, em agosto do ano passado. A lua azul deste agosto não será vista novamente por dois ou três anos.

O mundo verá uma rara superlua azul esta semana, com observadores de estrelas podendo vislumbrá-la na noite de segunda-feira até a manhã de terça-feira.

A lua aparecerá cerca de um sétimo maior e mais brilhante na noite de segunda-feira, quando uma lua azul e uma superlua coincidirão.

O que é uma superlua?

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita que não é exatamente circular, então há um único ponto em sua órbita que está mais próximo da Terra, bem como um ponto que está mais distante.

A Lua normalmente fica a cerca de 384.000 km da Terra, mas estará 23.000 km mais perto na noite de segunda-feira – quase o dobro do diâmetro da Terra.

Quando a lua passa por esse ponto mais próximo, seja ela cheia ou nova, ela parece maior e mais brilhante, e ocorre uma superlua.

O que é uma lua azul?

Uma lua azul acontece a cada dois ou três anos, quando há duas luas cheias em um único mês do calendário ou quatro luas cheias em uma estação.

No entanto, a lua não aparecerá azul. Na verdade, ela aparecerá mais vermelha ou amarela ao anoitecer, graças à luz refratada ao redor da atmosfera no horizonte.

Quando e onde você pode ver a Superlua Azul?

A superlua aparecerá cheia por três dias, de acordo com a Nasa, da manhã de domingo até o início da manhã de quarta-feira.

A Lua chegará ao seu ponto mais próximo da Terra às 4h26 AEST na terça-feira (14h26 EDT na segunda-feira), mas os observadores de estrelas australianos devem ter sua melhor visão na noite de segunda-feira.

A previsão é que a lua nasça por volta das 17h e fique totalmente visível no horizonte por volta das 18h nas capitais da Austrália.

“Ao anoitecer, ele deveria parecer maior devido à maneira como a luz é refletida pela atmosfera”, disse o astrônomo da Universidade Macquarie, Prof. Richard de Grijs.

“Se as pessoas quiserem ver uma lua maior do que o normal, olhem hoje ao anoitecer em direção ao horizonte.”

A noite de segunda-feira também será uma boa oportunidade para ver a Lua ao lado de Saturno, de acordo com o astrofísico da Universidade de Queensland, Benjamin Pope.

“Será uma noite muito boa para isso se você tiver um pequeno telescópio ou binóculos. Você deve conseguir ver os anéis de Saturno e todos os belos detalhes da superfície lunar”, ele disse.

Para aqueles que não conseguirem ver a Lua na segunda-feira, o Observatório de Sydney sugere dar uma olhada na terça-feira à noite, enquanto a Lua ainda está mais próxima do que o normal.


O tempo estará limpo?

A maior parte da Austrália terá céu mais limpo na noite de segunda-feira do que na terça-feira, então os observadores de estrelas devem sair cedo, de acordo com o Bureau of Meteorology.

“Quanto mais cedo você sair à noite, maior será a probabilidade de ter um céu mais limpo”, disse a meteorologista sênior do BoM, Miriam Bradbury.

Superlua cheia de Buck ilumina céus ao redor do mundo – vídeo
Superlua cheia de Buck ilumina céus ao redor do mundo

Cidades na costa leste da Austrália terão condições em sua maioria claras e secas na noite de segunda-feira, mas enfrentarão aumento de nuvens durante a noite. Espera-se que Melbourne veja as chances de chuvas aumentando na manhã de terça-feira.

Adelaide e Perth provavelmente não terão uma boa visão, com nuvens e possíveis chuvas na noite de segunda até terça-feira.

Enquanto isso, a previsão é de que Darwin tenha uma noite de segunda-feira clara e seca.

Quando será a próxima superlua azul?

Superluas acontecem três ou quatro vezes por ano e as próximas devem cair em 18 de setembro, 17 de outubro e 16 de novembro. A superlua de setembro estará ainda mais perto da Terra, a 27.000 km de distância.

Mas luas azuis são muito mais raras, então não haverá outra até maio de 2026. E como não haverá uma superlua naquele mês, levará pelo menos três anos até que outra superlua azul chegue.

Os termos lua azul e superlua não são científicos, o que significa que as definições de ambos os termos são contestadas, aumentando a variabilidade das estimativas de quando a próxima superlua azul poderá ocorrer.

 

Veja em: https://www.theguardian.com/science/article/2024/aug/19/super-blue-moon-tonight-where-to-see

Comente aqui