“O problema não é que Trump seja um palhaço. O problema é que há um programa por trás de suas provocações, um método em sua loucura. As obscenidades vulgares de Trump e de outros fazem parte da sua estratégia populista para vender este programa às pessoas comuns, um programa que (pelo menos a longo prazo) funciona contra elas: impostos mais baixos para os ricos, menos saúde e proteção para os trabalhadores etc. Infelizmente, as pessoas estão dispostas a engolir muitas coisas se lhes forem apresentadas com risos obscenos e falsa solidariedade”, escreve Slavoj Žižek, filósofo esloveno, em artigo publicado por Clarín–Revista Ñ, 15-11-2024. A tradução é do Cepat.
Segundo ele, “talvez a melhor caracterização de Trump seja a de que É liberal, ou seja, um fascista liberal, a prova definitiva de que o liberalismo e o fascismo funcionam juntos, que são dois lados do mesma moeda. Trump não é apenas autoritário, seu sonho também é permitir que o mercado funcione livremente em sua faceta mais destrutiva, da especulação brutal à rejeição de todas as limitações éticas nos meios públicos (contra o sexismo e o racismo) por considerá-las uma forma de socialismo”.
https://ihu.unisinos.br/646154-trump-um-canalha-comico-e-carnavalesco-que-promove-o-grande-capital-artigo-de-slavoj-zizek
Comente aqui