Por Sergio Rodríguez Gelfenstein |Créditos da foto: (Huang Jingwen / Agência de Notícias Xinhua)
O VI Plenário do XIX Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), recentemente concluído em Pequim, oficializou uma nova política em curso no país asiático. Talvez o mais importante tenha sido que – independentemente de observadores interessados ou céticos não quererem ver – o debate foi encerrado em torno da questão: para onde vai a China?
Se assim não fosse, caberia perguntar por que tanto nervosismo nas capitais ocidentais diante do que tardiamente confirmaram em relação ao fato de que os avanços econômicos, tecnológicos, científicos, sociais e de defesa da China visam solidificar. e tornar o sistema socialista indestrutível e irreversível sua construção. O mesmo objetivo dos Estados Unidos quando se propôs a destruir a União Soviética não pode ser reproduzido na China.
Tarde também foi a descoberta de que a utilização pela China de métodos de gestão capitalistas bem-sucedidos e a atração de recursos financeiros e tecnológicos do Ocidente tinham conteúdo tático enquanto lutava contra o subdesenvolvimento e a pobreza para criar um melhor padrão de vida para as pessoas. Cidadãos, essenciais fundação para avançar na construção do socialismo. É o que está se enraizando agora e o VI Plenário é um ponto de inflexão nesse sentido.
Se a pandemia de Covid19 deixou algo claro, é mostrar as prioridades e capacidades de cada sistema de saúde para enfrentar o vírus. A China colocou todo o potencial do Estado a serviço dos cidadãos, colocando a vida das pessoas no centro das preocupações, enquanto no Ocidente prevaleciam os interesses econômicos, o lucro e o lucro dos grandes capitalistas. Antes disso, os governos se ajoelharam sem restrições.
Por otra parte, el VI Pleno puso en el tapete la entrada a una nueva etapa tras constatar que el período iniciado en 1978 que estableció como eje la política de “reforma y apertura” ha comenzado a finiquitar por lo que se hace necesario producir ajustes en o sistema. Isso surgiu da constatação de que a situação atual, caracterizada pelo aumento do conflito com os Estados Unidos e a crise econômica global que teve um novo impulso com a pandemia, impôs novos desafios e novos compromissos que devem ser assumidos.
No entanto, vale dizer que o processo de transformação interna na China já começou há algum tempo. Em maio do ano passado, foi lançada a “estratégia de dupla circulação”, que dá maior destaque à economia doméstica no que diz respeito à sua interação com os mercados globais, embora sem abandoná-los. Da mesma forma, a China propôs passar de uma economia de “crescimento a qualquer custo” para uma de “crescimento de alta qualidade”, estabelecendo níveis mais elevados de controle ambiental.
Essas decisões estão integradas à implantação de um “estado de bem-estar” que visa reduzir a disparidade de renda, aumentar a prestação e a qualidade dos serviços à população e aumentar a capacidade de consumo até 2049 a totalidade da população tem níveis médios de renda. Para isso, o país pretende desenvolver uma tecnologia própria que lhe permita limitar ao mínimo a dependência do exterior.
No que se refere à estrutura política do Estado, a proposta aponta para uma distribuição mais equitativa da renda, evitando a existência de monopólios e “a expansão desordenada do capital”, como aponta o editorial de 13 de novembro do jornal chinês Global Times.
A publicação explica que a China pretende construir um modelo de democracia socialista em que o crescimento econômico, a obtenção de conquistas sociais para toda a população, a eliminação da pobreza e a justiça social devem convergir, ou seja, um sistema orientado para a solução das necessidades. da maioria, não de uma minoria exclusiva da população, como é o caso no Ocidente. Com isso, trata-se de fazer cumprir o artigo 2º da Constituição Nacional que estabelece que: “Todo o poder na República Popular da China pertence ao povo”.
Além de representativa, a democracia na China é participativa e consultiva, para a qual foram estabelecidos mecanismos institucionais que também estão firmemente estabelecidos na Constituição. Mas não há nada mais desejado pelos chineses do que manter a unidade e a estabilidade. Em torno dessas duas categorias gira todo o trabalho das instituições do Estado, do governo e do PCCh. Essa ideia estabelece uma clara diferença com o Ocidente, onde a democracia não passa de representativa, que é uma mera “cortina de fumaça”, já que os eleitos não têm qualquer responsabilidade com os eleitores. A prestação de contas na China é constitucional. Deixar de fazer isso acarreta penalidades severas.
Essas transformações, que tiveram um ímpeto acelerado desde a chegada de Xi Jinping como secretário-geral do PCC em 2012, também se manifestaram no campo da política externa. A tradicional passividade e complacência da diplomacia chinesa no tempo de Deng Xiaoping, que se caracterizava pela frase “esconder a força e aguardar o momento” e que se orientava quase exclusivamente para atrair investimentos e comércio, permanece no passado.
Nessa perspectiva, pode-se dizer que se vive uma complicada fase de transição entre esta diplomacia “low profile” para uma mais destacada, em que os diplomatas tenham maior autonomia no campo que lhes cabe atuar. Claro, são transmissores de uma história e de uma cultura e de princípios que per seeles envolvem uma maneira diferente de ver o mundo e, portanto, contradizem as normas “universais” que a diplomacia ocidental eurocêntrica impôs ao mundo.
Parece também que os últimos acontecimentos em Hong Kong, as acusações a respeito de Xinjiang e a flagrante interferência nos assuntos da China em relação a Taiwan, enviaram um forte sinal à liderança de Pequim de que o Ocidente e especialmente os Estados Unidos irão resistir. todos os instrumentos ao seu alcance, sejam eles legais ou não. Isso faz com que, mantendo uma tradição orientada para a busca do equilíbrio e da harmonia, e que estabelece que a cooperação internacional deve ser realizada sob o princípio ganha-ganha, a diplomacia está alinhada aos novos desafios que se colocam na defesa do interesses vitais da nação chinesa.
Aos poucos, um novo estilo está sendo imposto, colocando em cima da mesa propósitos mais amplos da sociedade e do Estado. Dessa forma, as embaixadas chinesas deixam de ser meros escritórios comerciais para agregar os atributos que correspondem a um país que é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e a segunda maior potência econômica do planeta.
Nessa medida, no passado recente, a China assumiu uma defesa feroz de seus interesses, sem economizar nos métodos ou formas que usou para fazê-lo. Testemunhas dessa nova forma de comportamento foram Canadá, Lituânia, Austrália, Suécia, República Tcheca e Brasil, entre outros. Mas também tem assumido um papel muito mais ativo e responsável na gestão de assuntos de interesse global como o combate à pandemia, a defesa do meio ambiente e a busca pela paz no planeta, atuando de forma autônoma e própria. .
No Ocidente, eles acusaram o impacto da mudança e até cunharam um termo para se referir à nova geração de diplomatas chineses, a quem chamaram de “guerreiros lobos”, nome tirado de uma série de filmes de ação de guerra chineses lançados em 2015 e cujo segundo filme se tornou a maior bilheteria da história chinesa.
Os representantes da nova diplomacia chinesa não economizam no uso da ironia, sátira e até zombaria nas redes sociais e outras publicações para defender os interesses de seu país sem se limitar ou restringir no uso da linguagem. Os Estados Unidos tiveram a oportunidade de vivenciar essa prática em primeira mão quando o inseguro Secretário de Estado Anthony Blinken foi diretamente alvejado pelos dardos chineses “envenenados” lançados em Anchorage, Alasca, em março deste ano pelo Conselheiro de Estado Yang Jiechi e pelo Ministro das Relações Exteriores Wang Yi. Blinken e sua delegação, que queriam oprimir os delegados chineses durante sua intervenção na reunião,eles ficaram tão atordoados que foram forçados a pedir uma suspensão momentânea do “diálogo” para se recuperar da enxurrada de diplomatas chineses veteranos aos quais os americanos mostraram total incapacidade de responder.
Porém, ninguém poderá dizer que a China está tentando impor seu modelo ao mundo, atacar outro país, organizar golpes, assassinar presidentes, exercer pressão armada ou instalar bases militares em outros países para interferir em seus assuntos internos.
Sem aspirar à hegemonia que é constitucionalmente rejeitada no próprio preâmbulo da Carta Magna, parece até que nessa área as transformações começam a se manifestar, pelo menos do ponto de vista retórico. Após o golpe na Guiné em 5 de setembro, realizado por um grupo de soldados, em uma declaração inusitada, Pequim condenou o incidente e exigiu a libertação do presidente Alpha Condé.
Esta ação teria sido impossível no passado recente. Durante a diplomacia das etapas sob a liderança de Mao Zedong e Deng Xiaoping, a China aderiu com absoluta apatia ao princípio da não ingerência nos assuntos internos de outros países, permanecendo impassível diante das aberrantes violações dos direitos humanos e sem condenar monstruosos interrupções da democracia.
A modificação do discurso deve ser entendida como trazendo os interesses da China para o primeiro plano no cenário internacional. Nesse sentido, a retórica confrontadora adotada pelos diplomatas chineses está relacionada à necessidade de começar a mostrar traços culturais e civilizacionais que pretendem deixar claro que a “China existe” e que passará a ter um papel relevante nos problemas globais., tanto na arena multilateral quanto em seus laços com outros países.
Cabe agora a ele ser capaz de mostrar diferenças no que diz respeito ao comportamento agressivo usual das potências que ao longo da história exibiram uma disposição imperialista e colonialista. Se a China quiser se comportar de maneira diferente, terá que mostrar isso em ação. As mudanças substanciais ocorridas internamente que visam a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária devem ter sua correlação no cenário internacional.
Não há dúvida de que foi isso que a China tentou fazer nos últimos anos, mas ainda é insuficiente. No caso da América Latina e do Caribe, o desconhecimento da realidade geral e específica de cada país e sua política isolacionista que o levou a manter relações quase exclusivas com governos, parlamentos e empresários, levou a um distanciamento da sociedade que continua. percebê-lo como uma entidade estranha que busca substituir os Estados Unidos. Seu trabalho deve estar voltado para a mudança dessa percepção, caso você esteja interessado não só em ter boas relações com governos e empresários, mas também com as pessoas.
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