Nesta edição: degelo no ártico abre caminho para a navegação e seria a mineração no fundo do mar uma saída para a escassez de metais? Este programa fala ainda sobre aquaponia.
Por: Kamila Rutkosky | Maurício Cancilieri | Helena Wöhl Coelho
Confira os destaques desta edição:
– Degelo no Ártico abre caminho para navegação – Em alguns meses do verão, a chamada Passagem do Nordeste, no Ártico, é usada para navegação de determinados navios. Só que esta não é uma rota simples, pois o gelo é um obstáculo. Mas ele está derretendo. As previsões são de que essa rota será nagevável por pelo menos nove meses por ano até 2040 por causa das mudanças climáticas.
– Por que a água tem uma temperatura diferente do que o ambiente em que ela está? Mesmo em um ambiente com temperaturas negativas a água do mar e de rios permanece no estado líquido. Isso tem a ver com a capacidade da água de absorver e armazenar calor.
– Mineração no fundo do mar: uma saída para a escassez de alguns metais? No fundo do mar se esconde um tesouro: nódulos polimetálicos, também conhecidos como nódulos de manganês. Neles estão metais preciosos e muito úteis para a humanidade como cobalto, cobre e níquel. Metais que são usados em baterias, carros elétricos, sistemas fotovoltaicos, etc. O problema é que extrair esses metais poderia destruir ecossistemas marinhos.
Veja em: https://www.dw.com/pt-br/futurando-edi%C3%A7%C3%A3o-de-08-03-2022/video-61048036
Comente aqui