Clipping

Conferência climática da ONU chega a acordo :Apelo ao abandono dos fósseis

A conferência climática da ONU não decide acabar com os combustíveis fósseis. No entanto, a declaração final inclui a exigência de uma mudança.

Créditos da foto: dpa. Acordo em extensão: Plenário da conferência climática da ONU em Dubai

DUBAI dpa | Pela primeira vez, a comunidade global apela ao abandono dos combustíveis fósseis numa conferência da ONU sobre o clima . A eliminação progressiva anteriormente exigida por mais de 100 países não aparece no texto final adotado em Dubai na quarta-feira.

presidente da conferência, Sultan al-Jaber , levantou-se radiante diante do plenário, aplaudiu e falou de um “pacote histórico”. É um plano de ação robusto para manter a meta de 1,5 graus ao alcance. Isto refere-se ao objectivo acordado internacionalmente em 2015 de limitar o aquecimento global a 1,5 graus em comparação com os tempos pré-industriais. Muitos especialistas em clima e ambientalistas já haviam questionado isso.

O texto da presidência da conferência dos Emirados Árabes Unidos foi publicado na manhã de quarta-feira e aprovado em plenário poucas horas depois. O documento de 21 páginas apela aos países para que se afastem dos combustíveis fósseis nos seus sistemas energéticos. Mais de uma centena de estados já haviam pedido uma redação mais extensa, nomeadamente uma eliminação progressiva. No entanto, o texto também deixou portas traseiras abertas – como a utilização continuada de gás e a utilização de tecnologias controversas para armazenamento e captura de CO 2 .

Inclui também o objetivo de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030 e duplicar o ritmo da eficiência energética durante este período. Os países do G20 já tinham planeado fazer isto.

 

Veja em: https://taz.de/UN-Klimakonferenz-einigt-sich/!5980182/

Comente aqui