Clipping

Padrão encontrado nas florestas tropicais do mundo, onde 2% das espécies representam 50% das árvores

Da Amazônia à África e ao Sudeste Asiático, a diversidade entre as espécies da floresta tropical segue a mesma regra, mostra estudo

Por: Patrick Greenfield | Créditos da foto: Westend61 GmbH/Alamy. O rio Sanaga e a floresta tropical nos Camarões. As florestas tropicais africanas têm menos espécies, mas a sua diversidade reflecte a das florestas amazónicas e asiáticas.

Apenas 2% das espécies de árvores da floresta tropical representam 50% das árvores encontradas nas florestas tropicais de África, da Amazónia e do Sudeste Asiático, concluiu um novo estudo.

Espelhando padrões encontrados em outras partes do mundo natural, os pesquisadores descobriram que algumas espécies de árvores dominam as principais florestas tropicais do mundo, com milhares de espécies raras constituindo o restante.

Liderada por investigadores da University College London e publicada na revista Nature , a colaboração internacional de 356 cientistas descobriu padrões quase idênticos de diversidade de árvores nas florestas tropicais do mundo, que são os locais com maior biodiversidade do planeta. Os investigadores estimam que apenas 1.000 espécies representam metade dos 800 mil milhões de árvores da Terra nas florestas tropicais, com 46.000 espécies a compor o restante.

Comente aqui