Clipping

Crise climatica? Nunca ouvi

Um em cada cinco jovens não sabe o que se entende por alterações climáticas. Uma pesquisa descobriu que o conhecimento sobre o clima está distribuído de forma desigual.

Por: Katharina Schipkowski | Crédito Foto: Federico Gambarini/dpa. Eventos climáticos extremos são promovidos pelas mudanças climáticas

HAMBURGO taz | Chuvas fortes e inundações, ondas de calor , secas: as consequências da crise climática estão presentes há muito tempo na vida quotidiana em todo o mundo – mas um em cada cinco jovens na Alemanha nunca ouviu falar de alterações climáticas. Este foi o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Central Internacional para a Televisão Juvenil e Educacional, que faz parte da Bayerischer Rundfunk.

Os pesquisadores entrevistaram 1.500 jovens com idades entre 6 e 19 anos. Na faixa etária dos 12 aos 19 anos, 20 por cento disseram nunca ter ouvido falar de alterações climáticas. A proporção daqueles que estão conscientes das alterações climáticas aumenta com a idade. Isto se aplica a 84% dos jovens de 18 a 19 anos.

Por outro lado, seis em cada dez entrevistados com idades entre 10 e 19 anos tinham um conhecimento profundo das conexões climáticas globais. A conclusão do estudo é, portanto: O conhecimento sobre as alterações climáticas está distribuído de forma muito desigual entre as crianças e os jovens.

Muitos gostariam de mais informações

Os pesquisadores não fazem nenhuma declaração sobre as causas de suas descobertas. Eles não encontraram diferenças significativas entre tipos de escola e gêneros.

De acordo com o inquérito, uma grande proporção de jovens gostaria de saber mais e de informações sobre a crise climática. E onde esse conhecimento deve ser transmitido? As crianças e os jovens citam a escola como a fonte de informação mais comum, nomeadamente quase três quartos. 72% citaram seus pais e 53% citaram amigos. Quase metade também contou com programas na televisão, nas mediatecas associadas ou em plataformas de streaming. Seguiram-se a plataforma online YouTube, livros, rádio e podcasts, as redes sociais Tiktok e Instagram, outras fontes e a Internet em geral.

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