Clipping

Quais países da América Latina recebem mais venezuelanos — e por que há temor de nova onda

Por: Valentina Oropeza. Dos 7,7 milhões de venezuelanos que emigraram nos últimos anos, cerca de 85% estão na América Latina e no Caribe

América Latina vem acompanhando com atenção a crise política na Venezuela, que pode trazer consequências para toda a região.

Depois que Nicolás Maduro foi proclamado vencedor das eleições presidenciais, mesmo com as atas apresentadas pela oposição que revelam vitória do candidato Edmundo González, existe o receio de que o conflito em torno dos resultados impulsione um novo êxodo de venezuelanos, similar ao que gerou, nos últimos anos, o maior movimento migratório da história da América Latina.

Edmundo González e a dirigente partidária María Corina Machado defendem que a oposição obteve 67% dos votos contra 30% de Maduro. Eles publicaram 80% das atas de votação em plataformas digitais.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou a vitória de Maduro sem publicar as atas que confirmam o resultado. O presidente insiste que a oposição planeja um golpe de Estado.

Veja em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c8xl4rp2eplo

 

 

 

Comente aqui