Clipping

O que quer Putin ao levar Lula, Xi e líderes do Sul Global a Moscou?

Por: Julia Braun | Crédito Foto: Getty Images. Sob o governo de Vladimir Putin, celebrações do Dia da Vitória se tornaram maiores e mais importantes

Ao menos 20 líderes estrangeiros aceitaram o convite de Vladimir Putin para participar, em 9 de maio, das celebrações em Moscou do aniversário de 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial.

Entre os nomes que devem desembarcar na capital russa nos próximos dias estão o chinês Xi Jinping e o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A chegada de Lula está prevista para esta quinta-feira (8/5). O líder brasileiro posteriormente segue para Pequim, para uma visita de Estado à China e participação no IV Fórum China-CELAC entre 12 e 13 de maio.

O convite da Rússia para participar do chamado Dia da Vitória, celebrado todos os anos em diversas partes do país, também foi acolhido por outras lideranças de países do chamado Sul Global, como os chefes de Estado de Cuba, Sérvia, Eslováquia, Indonésia e das ex-repúblicas soviéticas.

 

Publicado originalmente em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5y4wl2y39zo