Clipping

Como seria uma recuperação verde? Latino-americana e com justiça social

Hoje, precisamos que o Estado invista na recuperação econômica, e cumpra seu papel diante da pobreza e das urgências nos territórios periféricos

Rodrigo Echecopar | Mariana Belmont

A covid-19 devastou a América Latina. Não só testemunhamos a dor de milhares de mortes, mas também o desamparo de milhões de trabalhadores que perderam seus empregos e famílias que não têm recursos para enfrentar as necessidades mais básicas.

Infelizmente, a crise de saúde, social e econômica gerada pela covid-19 é apenas um prelúdio do que o planeta pode enfrentar se não responder à emergência climática. Mais da metade dos latino-americanos vive nos chamados países de alto risco, encarando um futuro potencialmente dominado por migrações massivas forçadas, escassez de água e crises em setores econômicos inteiros. Apesar das advertências alarmantes da comunidade científica, de jovens, das comunidades quilombolas e de povos indígenas, não há reação por parte dos líderes mundiais. A América Latina, no entanto, não pode continuar esperando.

Mas como enfrentar a emergência climática diante de uma crise sanitária e econômica em pleno desenvolvimento? É possível pensar no aquecimento global, quando temos tantas outras prioridades —um sistema de saúde que não dá conta, o racismo e a desigualdade social, a pobreza que não para de crescer, a falta de planejamento urbano nos territórios mais vulneráveis e os empregos perdidos? Sim, é possível.

A experiência nos ensinou que as chamadas “políticas de austeridade” exacerbam o sofrimento e prolongam as recessões. Hoje, precisamos que o Estado invista na recuperação econômica, e cumpra seu papel diante da pobreza e das urgências nos territórios periféricos, sejam eles rurais ou urbanos.

A questão sobre a mesa é esta: o maior pacote de investimento público de nossa história será usado para tentar voltar ao passado ou, em vez disso, para pavimentar o caminho para um futuro mais humano e sustentável? Assim como demandam inumeráveis vozes na América Latina e no mundo, não há dúvidas: precisamos urgentemente de uma recuperação verde.

Saiba mais em: https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-06-14/como-seria-uma-recuperacao-verde-latino-americana-e-com-justica-social.html

Comente aqui