O diretor Wim Wenders, responsável por filmes como “Paris, Texas” e “Asas do desejo”, marcou o cinema alemão com produções que oferecem ao mesmo tempo loucura poética e uma visão sensível da realidade.
Wim Wenders é uma das figuras mais proeminentes do cinema alemão. Ele é um dos fundadores do Novo Cinema Alemão, um dos diretores mais conhecidos no país e no exterior, que continua filmando incansavelmente uma produção após a outra, ao mesmo tempo em que está empenhado em representar a causa do cinema em vários palcos do mundo.
Nos anos 1960, Wenders ajudou o filme alemão a se libertar do molde conservador e de esquecimento da história que marcou o cinema pós-guerra. Com Rainer Werner Fassbinder, Alexander Kluge, Edgar Reitz, Werner Herzog e Volker Schlöndorff, uma nova geração de cineastas alemães entrou em cena naquela época, trazendo novas ideias e contando outras histórias de forma diferente.
Wim Wenders, incansável desde 1967
O cinema alemão ainda hoje se beneficia disso. Wim Wenders, que nasceu em Düsseldorf e comemora seu 75º aniversário nesta sexta-feira (14/08), tornou-se uma das figuras mais influentes deste que ficou conhecido como Novo Cinema Alemão.
É surpreendente que Wenders seja tão ativo ainda hoje: Fassbinder morreu há muito tempo, Kluge experimenta com formatos de televisão e escreve livros, os outros ainda filmam de vez em quando, mas suas obras dificilmente atraem tanta atenção quanto as de Wim Wenders. Apenas Werner Herzog consegue acompanhar esse ritmo, embora quase não esteja presente na Alemanha.
Por outro lado, Wenders é agora uma espécie de artista multimídia que se destaca em muitas linhas artísticas: ele faz longas-metragens, documentários, expõe seu trabalho fotográfico no mundo todo, trabalha como professor universitário, é jurado de mostras e festivais, está presente em cerimônias de premiação e muitos eventos de arte. Ele é homenageado em festivais, seus trabalhos são mostrados em retrospectivas e recebem diversos prêmios.
Obras-primas: Paris, Texas e Asas do desejo
Então não é fácil enumerar suas conquistas? É claro que um filme como Paris, Texas – uma expressão de seu amor pelo cinema americano e pelos Estados Unidos, onde ele viveu por muitos anos, supera muitas produções filmadas posteriormente. Por isso, em 1984, Wenders recebeu justificadamente a Palma de Ouro de Cannes.
Mas Asas do desejo também é uma das obras-primas de Wenders: a visão poética da capital alemã, Berlim, a partir da perspectiva de dois anjos, com imagens fantasticamente belas em preto e branco do ano de 1987.
Mas também vale a pena dar uma olhada nos primórdios. Wenders fez seu nome desde cedo com filmes de estrada de e sobre os estados alemães, como Alice nas cidades e No decurso do tempo. O amigo americano, estrelado por Denis Hopper, estrela do filme Sem destino, marcou em 1977 o desvio cinematográfico para os EUA, o país dos sonhos do cinema.
Alguns anos mais tarde, Paris, Texas abriu as portas para o grande mundo do cinema. A partir de então, Wenders jogou em uma liga própria, mas nunca esqueceu suas raízes alemãs. E, por isso, ele voltou para a Alemanha depois de 16 anos nos EUA.
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