Nos estágios iniciais da pandemia COVID-19, muitos esperavam que ela contivesse um forro de prata inadvertido, na forma de redução das emissões de carbono. Mas a verdadeira lição dos últimos meses agora está clara: não podemos parar o aquecimento global sem uma mudança sistêmica radical.
Uma entrevista com Adrienne Buller
Nos últimos dezoito meses, a crise climática atingiu o topo da agenda política. As greves climáticas lideradas por uma nova geração de jovens ativistas desafiaram a complacência das elites políticas. Pesquisas científicas sobre as condições do Ártico e da Antártica transmitiram a mensagem de que a mudança climática já está acontecendo e suas consequências podem exceder até as previsões mais alarmantes.
Quando a pandemia de COVID-19 atingiu o mundo no início deste ano, muitas pessoas se perguntaram se isso traria uma “fresta de esperança” não intencional na forma de redução das emissões de carbono como resultado de medidas de bloqueio. Mas agora sabemos que tais efeitos colaterais serão completamente insuficientes para reduzir as emissões na quantidade necessária, na ausência de uma mudança estrutural de longo alcance na economia mundial. Mas a pandemia tornará mais difícil realizar essa mudança?
Adrienne Buller, da Common Wealth, falou com jacobinos para uma ampla discussão sobre a crise climática, a pandemia e as responsabilidades da esquerda. Esta entrevista foi ligeiramente editada para concisão e clareza.
DF
A primeira pergunta que eu queria fazer a vocês era sobre a ideia de uma pandemia de fresta de esperança, algo que as pessoas expressaram muito nos estágios iniciais da pandemia e o bloqueio que foi imposto em todo o mundo desenvolvido, para que pudesse haver uma fresta de esperança nisso, pelo menos para a crise climática – devido ao desligamento involuntário dos sistemas de transporte e, em particular, das viagens aéreas, isso pode levar a uma queda significativa nas emissões de carbono. E que isso pode nos dar algum espaço para respirar com as metas que devem ser cumpridas para 2030.
Estamos agora quase seis meses neste bloqueio geral. Você poderia falar um pouco sobre o que sabemos agora sobre o efeito que isso teve nas emissões?
AB
Sim, definitivamente. Então, escrevi sobre isso em abril, quando o primeiro estudo revisado por pares foi lançado. Ele mostrou que até aquele ponto do ano, vimos uma queda de cerca de 17% nas emissões em todo o mundo em relação ao ano anterior. E em alguns países desenvolvidos como o Reino Unido, era perto de 30 por cento, onde havia bloqueios bastante rígidos em vigor.
Nesse ponto, eles projetaram que, ao longo do ano, veríamos uma queda de cerca de 7,5 por cento, o que nos coloca aproximadamente em linha com o número que precisamos todos os anos para a próxima década, de acordo com o IPCC, para permanecer dentro da meta de 1,5 graus.
Portanto, por um lado, foi a maior queda de emissões em um único ano, mas apenas nos colocou no caminho certo para onde precisamos estar todos os anos na próxima década para estarmos no caminho para a meta de 1,5. Alguns meses depois, acho que as pessoas ficaram surpresas com a rapidez com que as emissões voltaram. Portanto, agora estamos olhando para uma queda de cerca de 5 por cento ano a ano em relação ao ano anterior, o que, novamente, não será realmente suficiente para nos levar a onde precisamos estar de uma perspectiva de meta global.
Acho que o que é realmente importante aqui é que muito do forro de prata saiu de grandes números chamativos de manchetes, como 17 por cento, mas é importante lembrar, quando se trata de mudança climática, o que importa – aqui vou usar uma analogia com a banheira – é o quão cheia a banheira está em oposição a quão rápido a torneira está indo.
Então, abrimos um pouco a torneira, mas a quantidade de carbono na atmosfera ainda é imensa e tem um grande lapso de tempo. Estamos vendo um impacto geral insignificante este ano, cerca de 0,01 graus Celsius, que foi retardado por esse processo.
DF
Isso desmente, não é, a ideia de que você poderia enfrentar a crise climática de alguma forma significativa por meio de escolhas e comportamentos individuais dos consumidores. A ideia de as pessoas serem conscientes de sua pegada de carbono.
AB
Sim, acho que realmente ressaltou o quão estruturalmente incorporado está grande parte do nosso perfil de emissões. Nunca vimos uma interrupção do PIB e da economia global como vimos com os bloqueios do COVID, e ainda assim em muitas partes de nossas vidas, seja a produção de eletricidade ou transporte comercial – em oposição ao transporte individual, agricultura ou desmatamento – continue rapidamente. E isso é algo que requer uma mudança muito mais significativa e deliberada nos sistemas subjacentes, em vez de apenas um desligamento.
A ironia cruel de algumas dessas coisas é que o desmatamento, por exemplo, na verdade simplesmente disparou durante o bloqueio porque, conforme outras partes da economia são atingidas, as pessoas recorrem à extração de recursos de uma nova maneira para compensar isso. Portanto, o desmatamento aumentou 77% em relação à média dos últimos três anos, como resultado direto do bloqueio. Portanto, é uma situação com muito mais nuances do que apenas, você sabe, as pessoas estão dirigindo menos seus carros porque não vão trabalhar, e isso é o suficiente.
Saiba mais em: https://www.jacobinmag.com/2020/12/the-left-climate-crisis-covid-19-pandemic
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