A movimentação da coluna de fumaça gerada pelos incêndios na Amazônia, no Pantanal e no Cerrado pelo país foi registrada por imagens de satélite coletadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Só na última semana, entre os dias 14 e 19 de setembro, é possível ver as partículas liberadas na atmosfera pelas queimadas sendo levadas pelo vento em direção às regiões Sudeste e Sul do país.
Nos últimos dias, a fumaça dos incêndios nos biomas brasileiros, e também da Bolívia, avançou para locais como as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e municípios de Minas Gerais, segundo a Metsul Meteorologia.
Essa fumaça já havia chegado ao Sul do país. No dia 13, houve relatos de chuva preta na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul. A suspeita é de que a coloração escura tenha sido causada pelos incêndios no Pantanal, que enfrenta o pior período de queimadas das últimas décadas.
As intervenções nas imagens foram feitas pelo pesquisador Alberto Setzer, do Inpe, utilizando satélites da Nasa e comparando-as com sistemas que monitoram especificamente a concentração de aerossóis — partículas finíssimas de poluentes — no ar.
Saiba mais em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54254732
Comente aqui