Outros 27% acham que presidente é bom ou ótimo na condução da crise gerada pelo novo coronavírus, e 45% afirmam que ele não é responsável pelo avanço da epidemia.
Cada vez mais brasileiros reprovam a gestão da crise do novo coronavírus por parte do presidente Jair Bolsonaro, mostra uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo na noite desta quinta-feira (28/05). Entre os entrevistados, 50% avaliou a atuação do presidente como sendo ruim ou péssima, um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao levantamento de abril.
Já em comparação com a primeira pesquisa que avaliou a condução do Bolsonaro na pandemia, realizada em março, houve um aumento na reprovação de 17 pontos percentuais. Na época, apenas 33% dos brasileiros consideraram a gestão do presidente ruim ou péssima.
A aprovação segue em 27%, mesmo índice do levantamento anterior, e os que consideram a gestão da crise regular são 22%, uma queda de três pontos percentuais em relação a abril.
A piora na avaliação de Bolsonaro reflete a turbulência vivida pelo governo, que perdeu dois ministros da Saúde em pouco menos de um mês e viu os números de casos e de mortes por covid-19 saltarem rapidamente. O país já tem mais de 438 mil infecções confirmadas da doença, e os óbitos em decorrência do novo coronavírus já passam de 26 mil.
A maior rejeição à condução de Bolsonaro na crise foi registrada no Nordeste e no Sudeste, com 52%. Entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, 62% consideram a condução ruim ou péssima, e entre os mais instruídos esse índice é de 57%. Apenas 15% dos defensores do lockdown, modalidade mais radical de isolamento, acham Bolsonaro ótimo ou bom.
Saiba mais em: https://www.dw.com/pt-br/datafolha-metade-dos-brasileiros-reprova-gest%C3%A3o-da-pandemia-por-bolsonaro/a-53615646
Comente aqui