Clipping

Fala de Guedes sobre desmatamento contraria ciência e até ‘mundo econômico’ de Davos, diz cientista

O discurso do ministro da Economia, Paulo Guedes, no Fórum Econômico Mundial está na contramão não só das preocupações científicas globais, mas também do que tem manifestado o “mundo econômico” global entre os investidores, CEOs e lideranças internacionais presentes ao evento em Davos, na Suíça. Na terça-feira (21/01), Guedes afirmou que o pior inimigo do meio ambiente é a pobreza.

A avaliação é do climatologista Carlos Afonso Nobre, que também está em Davos e participou nesta quarta-feira (22/01) do painel Um Futuro Sustentável Para a Amazônia, debatendo o tema ao lado do presidente da Colômbia, Iván Duque, do ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e da naturalista Jane Goodall.

“O discurso do Paulo Guedes é muito desalinhado ao discurso do mundo econômico em Davos”, afirmou Nobre, que conversou com a BBC News Brasil por telefone depois de participar do painel.

Segundo ele, a gravidade dos incêndios na Austrália, que devastaram a costa leste australiana nos últimos meses, bem como episódios na Califórnia e na Amazônia, elevaram o tom da preocupação com o clima entre CEOs, presidentes de multinacionais e lideranças globais do agronegócio que participam do evento.

“Esse discurso vai muito na contramão da tendência mundial, esse discurso [de Guedes] que parece defensivo: ‘eu sou contra o desmatamento, mas é mais importante eliminar a pobreza’, mas não é verdade.”

Veja mais em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51215404

Comente aqui