Clipping

Participação eleitoral, classes sociais e as táticas da esquerda

O contundente resultado deste plebiscito de 25 de outubro no Chile constitui um marco político de grande importância. 

Por Maximiliano Rodríguez

O contundente resultado deste plebiscito de 25 de outubro no Chile constitui um marco político de grande importância. Ela lança luzes importantes sobre as posições que as diferentes classes sociais estão assumindo para enfrentar a crise do atual esquema de dominação burguesa no país.

Há comentaristas de esquerda que – com base nos números da abstenção, e de acordo com a análise da ciência política liberal – minimizaram os resultados.

Embora seja verdade que, apesar de ter aumentado a participação eleitoral, atingindo o maior recorde desde que existe o voto voluntário, esse aumento não resultou em uma participação significativamente superior à registrada no segundo turno presidencial de 2017.

No entanto, como as altas taxas de abstenção têm sido uma constante nas eleições chilenas desde que o sistema foi estabelecido, a novidade desse plebiscito não deve ser buscada, então, no grau de participação – elemento que, em última análise, também é irrelevante para determinar a natureza do poder político na sociedade capitalista, já que o poder da burguesia como classe dominante não surge do voto popular, que constitui apenas um mecanismo para resolver as diferenças entre suas frações.

Na verdade, a novidade desta vez está na mudança na composição experimentada pelo eleitorado, e não em seu número total. Assim, por exemplo, o aumento do componente juvenil foi uma das características que mais se destacou, e que foi decisiva para a esmagadora vitória obtida pela opção “Aprovo”, que determinou início do novo processo constituinte.

Mas o fato mais marcante foi a polarização social que a preferência por uma ou outra opção deixava nua. Nessa linha, o aumento da participação eleitoral nos distritos mais humildes se destacou de forma chamativa. De fato, nas comunas da Grande Santiago, observou-se uma correlação positiva entre a componente trabalho e o aumento da participação eleitoral, em comparação com o segundo turno presidencial de 2017. O caso mais notável foi o da comuna de La Pintana, na Região Metropolitana de Santiago. Em outras palavras, nas regiões onde há maior percentagem de pessoas da classe trabalhadora houve maior aumento da participação eleitoral, segundo dados do Servel (Serviço Eleitoral do Chile).

A classe trabalhadora constitui a maior classe social do país andino, com cerca de 45% do total da população, e portanto é a que tem maior peso nos extratos populares. Uma tendência semelhante foi observada em outra classe popular: a tradicional pequena burguesia, embora isto se deva à sua alta heterogeneidade – que vai do comércio informal itinerante a pequenos negócios estabelecidos, que não contratam trabalho assalariado. Nesse outro caso, a correlação é muito mais volátil. Esta classe está localizada, segundo as estimativas, dentro das três mais numerosas do capitalismo chileno (entre 18 e 20% da população total), e que com a atual crise econômica, deve certamente ter aumentado seu peso.

A classe trabalhadora vinha aumentando seus níveis de atividade desde o ano passado, principalmente em função da revolta social iniciada em 18 de outubro de 2019. Conforme afirma o COES (Centro de Estudos de Conflitos e Coesão Social do Chile), no Relatório de Greves Trabalhistas no Chile 2019, as paralisações aumentaram em 68% no país no ano de 2019, em comparação com o registrado em 2018, quebrando assim a tendência de queda ocorrida nos dois anos anteriores.

Nesse sentido, o aumento da participação dos trabalhadores no eleitorado mostra um posicionamento incipiente, mas claro, dessa classe diante da profunda crise política que a burguesia chilena atravessa.

O redesenho mais importante da arquitetura institucional do Estado nos últimos tempos no Chile está se aproximando, o que significará uma mudança iminente no regime político de dominação burguesa. Cabe à esquerda processar a ação política da classe trabalhadora na conjuntura diante da encruzilhada da burguesia. É essencial que ela esteja presente como ator autônomo e independente, com um programa próprio contra as diferentes alternativas que a burguesia tentará impor.

Saiba mais em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Pelo-Mundo/Participacao-eleitoral-classes-sociais-e-as-taticas-da-esquerda/6/49143

Comente aqui