Somos uma família da Terra em um planeta, saudável em nossa diversidade e interconexão. A saúde do planeta e nossa saúde não são separáveis.
Por Vandana Shiva
Somos uma família da Terra em um planeta, saudável em nossa diversidade e interconexão. A saúde do planeta e nossa saúde não são separáveis.
Como o Dr. (Martin Luther) King nos lembrou: “estamos ligados a uma rede inevitável de mutualidade, amarrados em uma única peça de destino. O que afeta um, afeta diretamente todos indiretamente”.
Podemos nos conectar ao redor do mundo através da disseminação de doenças como o coronavírus, quando invadimos os lares de outras espécies ou quando manipulamos plantas e animais para ganho comercial, lucro e disseminação de monoculturas. Ou podemos estar conectados através da saúde e do bem-estar para todos, protegendo a diversidade dos ecossistemas e protegendo a biodiversidade, a integridade e a auto-organização (autopoiese) de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos.
Novas doenças estão sendo criadas porque um modelo globalizado, industrializado e ineficiente de alimentos e agricultura está invadindo o habitat ecológico de outras espécies e manipulando animais e plantas sem respeitar sua integridade e saúde. A ilusão da terra e de seus seres como matéria-prima a ser explorada com fins lucrativos está criando um mundo conectado através de doenças.
A emergência de saúde que o coronavírus está despertando está relacionada à emergência de extinção e desaparecimento de espécies, e à emergência climática. Todas as emergências decorrem de uma visão de mundo mecanicista, militarista e antropocêntrica dos seres humanos como algo separado de e superior aos outros seres que podemos possuir, manipular e controlar. Também se baseia em um modelo econômico baseado na ilusão de crescimento ilimitado e lucro ilimitado, que viola sistematicamente os limites planetários e a integridade do ecossistema e das espécies.
À medida que as florestas são destruídas, como nossas fazendas são transformadas em monoculturas industriais para produzir produtos tóxicos e nutricionalmente vazios, e nossas dietas são degradadas pelo processamento industrial, com produtos químicos sintéticos e engenharia genética em laboratórios, conectamos através de doenças, em vez de estar conectado através da biodiversidade dentro e fora de nós, através de uma rede contínua de saúde através da e graças à biodiversidade.
A emergência de saúde requer uma abordagem de sistemas baseada na interconexão
Com a emergência de saúde gerada pelo coronavírus, precisamos examinar sistemas que espalham doenças e sistemas que criam saúde, em uma abordagem holística de sistemas.
Uma abordagem sistêmica aos cuidados de saúde em tempos de crise abordaria não apenas o vírus, mas também como novas epidemias estão se espalhando à medida que invadimos as casas de outros seres. Também deve analisar as condições de comorbidade relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis, que estão se espalhando devido a sistemas alimentares industriais, insustentáveis, antinaturais e insalubres.
Como escrevemos no manifesto “Food for Health”, da Comissão Internacional sobre o Futuro da Alimentação, devemos descartar “políticas e práticas que levem à degradação física e moral do sistema alimentar, destruindo nossa saúde e colocando em risco a estabilidade ecológica do planeta, pondo em risco a sobrevivência biogenética da vida no planeta”.
Comente aqui