Clipping

Lula no Podpah: Igão e Mítico, do Podpah, ”o podcast mais zika da internet”, receberam o ex-presidente

 

Por: César Locatelli | Créditos da foto: (Reprodução)

Passadas 20 horas da transmissão do papo entre eles, o vídeo tinha recebido mais de 4,5 milhões de visualizações no YouTube. Na sequência, apresentamos alguns trechos selecionados para conferirmos se foi zika mesmo…

Torcidas nos estádios

Quando eu vejo briga hoje no estádio de futebol, eu lembro que quando eu era adolescente eu pegava os meus companheiros, ia santista, ia palmeirense, são-paulino… todo mundo via o jogo. Não tinha esse negócio de torcida única, não. A gente ia todo mundo e quando o time de um marcava um gol o restante zoava, sabe? Agora virou uma bobagem, briga, nervosismo, intolerância, Ministério Público…

Política não se discute?

Em 1978, eu comecei a ficar famoso porque nós fizemos as primeiras greves dos Metalúrgicos do ABC… Aí o pessoal começou a me convidar para ir para política e eu dizia assim – eu achava que eu era inteligente – eu dizia assim: não gosto de política e não gosto de quem gosta de política. Eu achava que era o máximo. A imprensa batia palmas, eu saía ela primeira página dos jornais…

Depois eu descobri que se a gente não cria um partido político a gente tava ferrado, porque você nunca pode esperar que alguém faça por você aquilo que você mesmo tem que fazer. Então você fica esperando que o Congresso Nacional aprove as coisas boas para o país. Você já parou para analisar quem é que está no Congresso Nacional? … Se você não vê isso, você não vai saber votar. Se você não vê isso, você vai votar equivocadamente. É como se você fosse colocar uma raposa no seu galinheiro achando que a raposa vai engordar as galinhas. Não vai, vai comer as galinhas.

Você pode não gostar de política. Você pode dizer: eu não gosto de política, político é tudo ladrão… Mas mesmo você pensando assim, você pensa o melhor para o seu país, você pensa o melhor para o seu povo, você pensa o melhor para você. Então se você acha que todo mundo não presta, você tem que decidir escolher um cara que presta e esse cara que presta não é os outros, é você. Cara, então coloca o político que você tem dentro de você para fora e seja você o político decente, porreta, que você quer. Não tem outro jeito…

O que é ser de esquerda ou direita?

Eu fui ter uma reunião com os catadores de materiais recicláveis E aí uma mulher falou assim: “presidente Lula, eu fui num debate e aí uma mulher perguntou para mim: ‘o que que é ser de esquerda ou de direita?’” Ela falou assim: “muito simples, de direita é quem defende o rico e de esquerda é que defende o pobre”… A direita defende o seu patrimônio, defende o seu status quo. Ninguém está preocupado com a desigualdade.

Por que acabar com o Bolsa Família?

Nós estávamos propondo que o Bolsa Família fosse aumentado para R$ 600. Não, ele resolveu acabar. Criou uma bobagem de um “auxílio Brasil”, que é um programa só eleitoral, porque ele quer ver se ganha as eleições …

Era um programa excepcional. Esse troglodita não precisaria ter acabado com ele. Ele poderia ter aperfeiçoado, ele poderia ter aumentado… Ele dizia que era um programa do Lula e era preciso acabar com o programa do Lula. Porque tem que ter um programa do Bolsonaro. O programa não era do Lula, o programa era do povo brasileiro. O Lula não recebia Bolsa Família. Era um programa que tinha 18 anos, não era 18 dias. 18 anos! Era um programa modelo utilizado pela ONU como referência…

Você viu como é que está o centro de São Paulo? Você viu como está a Praça da Sé? Você viu

como é que está a beira desse Rio Tamanduateí, ali na Avenida do Estado? A quantidade de gente… esses dias a Janja me mostrou uma fotografia de um cara … o depoimento de um velho de 90 anos. E ele dizia o seguinte: “o que que eu fiz, para aos 90 anos de idade, estar morando na rua?”

Pobre pode comer camarão?

Pode e deve. Até porque ele que pega. E ele que pega o camarão, é ele que constrói o carro. É ele que faz a roupa que você está vestindo. Então ele tem direito de ter as coisas que ele produz…

Porque a gasolina estão tão cara?

Nós vamos pagar este ano 65 bilhões de dólar de dividendos. Sabe o que é? Repartir, tirar do lucro da Petrobras para pagar para os acionistas minoritários. Quando, na verdade, a gente deveria estar distribuído uma parte desse [lucro] para o povo brasileiro, baixando o preço do gás, o preço do óleo diesel, o preço da gasolina. Esses caras falam, “não, é porque o governo do Lula roubou a Petrobras. Vocês são jovens, vocês têm que pegar a imprensa de dezembro de 2010, não está muito longe. Eu

vou dizer para vocês o que aconteceu. Em dezembro de 2010, eu fiz a maior história da humanidade

na capitalização da Petrobras. Foi a maior capitalização do sistema capitalista… A Petrobras passou a ser a segunda empresa de energia do mundo. A gente investia a 3 bilhões em pesquisa, passamos a investir 30 ou 40 bilhões em pesquisa. Por que é que nós encontramos o pré-sal? “Ah, é porque o Lula teve sorte.” Tudo que eu fiz certo eles falam “o Lula teve sorte”…

Por que é que tem gente pagando R$ 105 num botijão de gás? Esses dias, eu vi uma cena… uma mulher fez aniversário e recebeu de presente um botijão de gás… esse país não precisa disso.

Sem consumo não tem novas indústrias, não tem emprego

Você só vai gerar emprego se houver investimento. Só vai haver investimento se tiver mercado. Só tem mercado se o povo tiver trabalhando, se tiver renda. Se o povo não estiver trabalhando, não tem renda e se não tem renda, não tem consumo. Se não tem consumo, não tem novas indústrias. Se não tem novas indústrias não tem emprego e aí o pais vira a miséria como agora…

Dívida pública, dívida externa e reservas cambiais

A dívida pública, quando eu cheguei na presidência, era sessenta por cento do PIB. Nós deixamos 34 [por cento do PIB], caiu pela metade a dívida pública. Nós devíamos 30 bilhões [de dólares] para o FMI. assumir pagamos os 30 bilhões e ainda emprestei 15 milhões para eles. E mais ainda, deixamos 370 bilhões de dólares de reservas no Banco Central. 370 milhões de dólares, o Brasil nunca tinha visto isso na sua vida…

Para que você é eleito?

A palavra correta não é governar, você tem que cuidar do povo. Para que que você é eleito? Para cuidar do povo.

Por que você não foi para outro país?

Eu precisava provar que o Moro era mentiroso. Eu precisava provar que a força-tarefa de Curitiba era uma quadrilha. Se eu fugisse, ia aparecer uma fotografia minha: O Fugitivo… Eu tenho bisneta, eu tinha que honrar a Dona Lindu Então, graças a Deus, eu provei.

Eu estou até hoje perguntando para esse Moro: diga, diga o que é que eu roubei. A sentença que ele deu para mim… sabe qual foi o crime que eu cometi? O crime é “fato indeterminado”. Eu fui condenado por um fato indeterminado. Que esse sem-vergonha não teve coragem de dizer. Ele poderia ter dito… É muito duro você estar na sua casa, junto com a sua família e você vê a televisão ficar 20 minutos falando que você é ladrão, falando que você roubou sem mostrar absolutamente nada.

Eu ainda vou pensar bem, mas em algum momento eu vou processar. Porque nem que for um tataraneto meu… um dia vai ganhar um processo contra sacanagem que fizeram comigo

A crítica do Mano Brown em 2018

A minha admiração pelo Mano [Brown], meu respeito é muito grande. A mulher dele é extraordinária. Ele, de vez em quando, faz críticas duras ao PT… Ele estava certo [quando, em 2018, disse que o PT tinha que voltar para a base]… Eu fiz um discurso, no congresso do PT há 3 anos, dizendo que a única coisa que a gente não pode esquecer é a razão pela qual a gente criou esse partido. Nós criamos esse partido para que o povo tivesse vez e voz. Para que o povo passasse a ser sujeito da história e não fosse eternamente coadjuvante da história. Então nós não podemos sair da periferia…

Você assume que no seu mandato teve erros?

Deve ter tido muito erro. Sabe por que, às vezes, eu fico irritado? As pessoas falam: você não faz

autocrítica. Ora, por que vou eu mesmo me criticar? Deixa meus adversários me criticar. Eu nunca vi ninguém pedir para o Fernando Henrique Cardoso fazer autocrítica. Nunca vi. Só para o PT… Eu quero que você faça crítica, me critique, por favor. Fale, fale mal de mim. Fale o que que você acha que eu não fiz. Por que que eu tenho que falar? Além de eu fazer, eu tenho que falar mal de mim? Vocês querem muita coisa de mim

Saiba mais em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Lula-no-Podpah-Igao-e-Mitico-do-Podpah-o-podcast-mais-zika-da-internet-receberam-o-ex-presidente/4/52224

 

Comente aqui