Clipping

Paulo Freire e a luta popular na África do Sul

No dia do professor, resgatamos a história de como as ideias do educador Paulo Freire influenciaram o Movimento da Consciência Negra nas lutas contra o apartheid. Para sindicatos e movimentos sociais, elas permanecem importantes até hoje.

Por Anselm Jappe |Imagem: Anastasya Eliseeva na New Frame|Tradução: Cauê Seignemartin Ameni

Este artigo faz parte da série que acompanha a terceira edição da Jacobin Brasil, “Educação & revolução”, em homenagem ao centenário de Paulo Freire, o patrono da edução brasileira, que já está disponível em pré-venda para comprar avulsa. Quem assinar um de nossos planos, receberá esta edição em novembro e a “Derrubem este muro!” em outubro.


Embora o apartheid tenha banido o livro Pedagogia do Oprimido, cópias underground circularam. No início dos anos 1970, a obra de Paulo Freire já estava sendo usada na África do Sul. Leslie Hadfield, uma acadêmica que escreveu sobre o uso dos livros de Freire pelo Movimento da Consciência Negra, argumenta que Pedagogia do Oprimido chegou pela primeira vez à África do Sul no início dos anos 1970 por meio do Movimento Cristão Universitário (UCM), que começou a dirigir projetos de alfabetização inspirados nele.

A UCM trabalhou em estreita colaboração com a Organização de Estudantes da África do Sul (Saso), que foi fundada em 1968 por Steve Biko, juntamente com outras figuras como Barney Pityana e Aubrey Mokoape. Saso foi o primeiro de uma série de organizações que, juntas, formaram o Movimento da Consciência Negra (BCM).

Anne Hope, uma cristã radical de Joanesburgo e membro do Graal, uma organização de mulheres cristãs comprometida com “um mundo transformado em amor e justiça”, conheceu Freire na Universidade de Harvard em Boston em 1969, e novamente na Tanzânia. Depois que ela voltou para a África do Sul em 1971 e Biko pediu que ela trabalhasse com a liderança de Saso por 6 meses nos métodos participativos de Freire. Biko e 14 outros ativistas foram treinados em métodos freirianos em workshops mensais. Bennie Khoapa, uma figura significativa no BCM, lembrou que “Paulo Freire… deixou uma impressão filosófica duradoura em Steve Biko”.

Entre essas oficinas, os ativistas saíram para fazer pesquisas de base comunitária como parte de um processo de conscientização. Barney Pityana lembra que: “Anne Hope dirigia o que era, essencialmente, uma formação de alfabetização, mas era uma formação de alfabetização de um tipo diferente porque era a alfabetização de freiriana que estava realmente levando a experiência humana para a compreensão de conceitos”. Foi um desenho da experiência e compreensão do dia a dia: quais os impactos que isso causa na mente, o aprendizado e a compreensão que eles tiveram.\

“Para alguns de nós, creio que foi a primeira vez que nos deparamos com Paulo Freire; para mim certamente era, mas Steve Biko era um leitor muito diversificado, muitas coisas que Steve sabia, nós não sabíamos. E assim, em sua leitura, ele se deparou com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e começou a aplicá-la em sua explicação do sistema opressor na África do Sul ”.

Ecoando o argumento de Freire de que apenas os oprimidos podem libertar a todos, o BCM enfatizou a importância do povo negro liderar a luta contra o apartheid. Freire também enfatizava que “sem um senso de identidade, não pode haver luta real”. Isso também repercutiu no BCM, que afirmou uma identidade negra orgulhosa e forte contra a supremacia branca.

O movimento inspirou-se diretamente em Freire ao desenvolver um processo constante de reflexão crítica, como um projeto permanente de conscientização. Aubrey Mokoape, que teve experiência no Congresso Pan-africanista e se tornou um mentor mais velho dos estudantes que fundaram Saso, explica que a ligação entre o BCM e a “conscientização freriana” é clara:

“A única maneira de derrubar este governo é obter a massa do nosso pessoal entendendo o que a gente quer fazer e se apropriando do processo, ou seja, tomando consciência de sua posição na sociedade e juntando os pontos, entendendo que se você não tem dinheiro para pagar a mensalidade escolar da criança, mensalidade da faculdade de medicina, você não tem moradia adequada, tem transporte ruim, você forma um continuum único onde todas essas coisas estão conectadas. Elas estão embutidos no sistema, que sua posição na sociedade não é isolada, mas é sistêmica.”

O movimento operário

OMovimento da Consciência Negra incluiu organizações de trabalhadores como o Projeto dos Trabalhadores Negros, um projeto conjunto entre o BCP e Saso. O movimento dos trabalhadores também foi influenciado pelas ideias freirianas por meio de projetos de educação do trabalhador iniciados na década de 1970. Um deles foi o Programa de Treinamento Urbano (UTP), que usou a metodologia Ver-Julgar-Agir dos Jovens Trabalhadores Cristãos, que influenciou o pensamento e a metodologia do próprio Freire. A UTP utilizou esse método para estimular os trabalhadores a refletirem sobre suas experiências cotidianas, pensarem sobre o que poderiam fazer em relação à sua situação e, então, agirem para mudar o mundo. Outros projetos de educação de trabalhadores foram iniciados por estudantes de esquerda dentro e ao redor da União Nacional de Estudantes Sul-Africanos (Nusas). A Saso havia se separado de Nusas em 1968 mas, embora fosse em grande parte branco, Nusas era uma organização conscientemente anti-apartheid que também foi influenciada por Freire, principalmente por meio de membros que também faziam parte do UCM.

Durante a década de 1970, as Comissões de Salários foram criadas na Universidade de Natal, na Universidade de Witwatersrand e na Universidade da Cidade do Cabo. Usando os recursos das universidades e de alguns sindicatos progressistas, as comissões ajudaram a criar estruturas que levaram à formação do Western Province Workers ‘Advice Bureau na Cidade do Cabo, o General Factory Workers’ Benefit Fund em Durban e a Industrial Aid Society em Joanesburgo. Vários estudantes de esquerda apoiaram essas iniciativas, assim como alguns sindicalistas mais velhos, como Harriet Bolton em Durban. Em Durban, Rick Turner, um acadêmico radical cujo estilo de ensino foi influenciado por Freire, tornou-se uma figura influente entre vários alunos. Turner estava comprometido com um futuro enraizado na democracia participativa e muitos de seus alunos se tornaram militantes comprometidos.

David Hemson, um participante desse meio, explica que:

“Duas mentes particulares estavam trabalhando, uma [Turner] em uma casa de madeira e ferro em Bellair; e outro [Biko] à sombra da barulhenta refinaria de petróleo de Wentworth na residência de Alan Taylor. Ambos se tornariam amigos íntimos e ambos morreriam nas mãos do aparato de segurança do apartheid após o engajamento político. Ambos foram influenciados pela Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, e essas ideias e conceitos infundidos foram tecidos em seus escritos em busca da liberdade. ”

Omar Badsha foi um dos alunos próximos de Turner e participou da criação do Instituto de Educação Industrial. Ele lembra que:

“Rick Turner se interessava muito por educação e, como qualquer intelectual, começamos a ler. Um dos textos que lemos foi o livro de Paulo Freire, que acabara de sair há não muito tempo na época. Este livro ressoou conosco no sentido de que aqui estavam algumas ideias valiosas sobre o ensino e uma forma afirmativa de ensino – levando em consideração o público e como se relacionar com ele.”

Saiba mais em: https://jacobin.com.br/2021/10/paulo-freire-e-a-luta-popular-na-africa-do-sul/

Comente aqui