Clipping

Quando Detroit era revolucionária

Nas décadas de 1960 e 1970, quando Detroit era o lar de uma esquerda radical vibrante, a fotógrafa Leni Sinclair, cofundadora do White Panther Party e do Detroit Artists Workshop, estava no centro de uma cena local onde o fermento político e cultural se fundiram. Conversamos com ela sobre aqueles anos de crescimento.

Uma entrevista com Leni Sinclair

Leni Sinclair é uma espécie de lenda em Detroit. Seus retratos de músicos icônicos como Prince, Iggy Pop, Fela Kuti, Patti Smith e os Grateful Dead deram a ela uma reputação de fotógrafa veterana de rock, mas seus arquivos revelam uma dedicação vitalícia ao ativismo político.

Criado na Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, Sinclair mudou-se para os Estados Unidos no final dos anos 1950. Enquanto estudava na Wayne State University, ela ajudou a fundar a cooperativa de arte de vanguarda Red Door Gallery, que se tornou o Detroit Artists Workshop . Em 1968, ela foi cofundadora do White Panther Party (WPP, mais tarde renomeado para Rainbow People’s Party – mais sobre isso abaixo) com seu marido, John Sinclair, que dirigia a icônica banda proto-punk de esquerda de Detroit MC5. O WPP disseminou a literatura do Partido dos Panteras Negras, organizou serviços comunitários independentes e combateu o racismo e a supremacia branca. Seu programa de dez pontos – adaptado dos Panteras Negras – clamava pela livre troca de energia e materiais, o fim do dinheiro e do sistema prisional, e a dissolução de todas as fronteiras não naturais.

Aos 81 anos, Sinclair ainda é um crítico feroz da violência policial e da exploração capitalista nos Estados Unidos. No início deste ano, uma exposição e monografia do Museu de Arte Contemporânea de Detroit (MOCAD), Motor City Underground , reuniu a maior compilação de suas fotos de protestos, comícios e shows ao longo dos anos 60 e 70.

O crítico de arte Billy Anania conversou recentemente com Sinclair sobre o trabalho de sua vida, que sempre existiu no cruzamento da arte com a política radical.


BA

Você pode me contar sobre o seu desenvolvimento como fotógrafo e os tipos de trabalho que fizeram você se interessar pelo meio?

LS

Peguei uma câmera pela primeira vez antes de deixar a Alemanha Oriental. Havia uma pequena câmera que eu costumava tirar fotos e mandar de volta para casa para minha família, para acompanhar minhas viagens. Mais tarde, usei-o para documentar atividades políticas com o governo estudantil e manifestações anti-guerra. Eu não tinha muito orgulho disso na época, mas estava sempre lá para tirar fotos, então vejo a mim e minha fotografia neste país como um observador participante. Esse sempre foi meu trabalho não dito.

Leni Sinclair, Tom Hayden na marcha em Washington, 28 de agosto de 1963. Cortesia do Artista e MOCAD

Também tirei muitas fotos de músicos, mas isso foi apenas uma pequena parte da minha vida – embora seja pelo que sou mais conhecido hoje em dia. Não tirei muitas fotos ultimamente, especialmente durante a pandemia, mas estou sentado em um tesouro inesgotável de fotos dos últimos sessenta anos. Não tenho tempo para trabalhar todos eles antes de morrer, porque são muitos e não vou viver para sempre. Rever esta nova monografia que o MOCAD publicou foi maravilhoso; Não vejo algumas dessas fotos há muitos anos.

BA

Como sua experiência com o ativismo estudantil influenciou seu próprio desenvolvimento político, particularmente na mudança da Alemanha Oriental para os Estados Unidos?

LS

A primeira organização política da qual entrei foi Students for a Democratic Society (SDS) quando ela começou. Eu estava simplesmente apaixonado por Tom Hayden e a Declaração de Port Huron . A filosofia que representava alinhava-se com a minha, porque não deixei a Alemanha Oriental para me tornar capitalista. Minhas ideias nunca mudaram, mas também não queria ficar confinado. Eu queria ver o resto do mundo, não apenas a Polônia ou a Tchecoslováquia. Partir foi fácil antes do Muro de Berlim, mas o resto da minha família foi deixado para trás. Embora eu pudesse ocasionalmente ir visitá-los, eles não puderam me visitar até depois de 1989.

BA

Como o White Panther Party surgiu pela primeira vez, e qual foi o seu envolvimento?

LS

John e eu estávamos acompanhando o desenvolvimento do Partido dos Panteras Negras, o tipo de organização que eles faziam por suas comunidades e lutávamos contra a brutalidade policial. Nós os respeitávamos muito. Quando Huey P. Newton e Eldridge Cleaver disseram que os brancos não podiam entrar, mas sim começar seu próprio partido, sentimos que eles estavam falando conosco. Já estávamos nos organizando, então achamos natural nos chamarmos de Festa dos Panteras Brancas. Nosso garoto-propaganda foi o MC5. Eles estavam pregando o evangelho e fazendo com que as pessoas se interessassem.

Leni Sinclair, membros do White Panther Party e dos Weathermen no The Fifth Estate, Detroit, Michigan (1970). Cortesia do Artista e MOCAD.

BA

Que tipo de organização e ajuda mútua você fez?

LS

Nós nos modelamos como um partido adequado, com um comitê central, chefe de gabinete e ministros. Estávamos tentando imitar a militância do BPP, mas não estávamos no espectro da esquerda para a direita – não éramos realmente a nova ou a velha esquerda. Estávamos fora da estrutura política, porque éramos hippies.

Saiba mais em: https://jacobinmag.com/2021/07/detroit-leni-sinclair-white-panther-party-mc5

Comente aqui