O presente artigo buscou analisar os mecanismos de consulta e participação social em projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tendo em vista a necessidade adequada de implantação de planos de gestão social e ambientais participativos e que oportunizem a promoção do desenvolvimento e o meio ambiente socialmente equilibrado e sustentável. Em relação aos aspectos metodológicos foram realizados estudos bibliográficos e documentais dos relatórios de Salvaguardas Sociais e Ambientais do BID e do Mecanismo Independente de Consulta e Investigação (MICI). Constatou-se que os projetos de desenvolvimento implementados pelo BID necessitam divulgar e disseminar informações constantemente, de forma clara e objetiva apresentando ao público afetado os potenciais impactos do projeto e as medidas de mitigação e compensação relevantes, para que sejam fortalecidas a confiança e aceitação do projeto por todas as partes interessadas.
Trópico em Movimento publica Novo Artigo
22/janeiro/20210
Artigos Relacionados
16/novembro/20200
Ida de Boulos ao 2º turno em São Paulo sinaliza avanço de esquerda jovem pelo país
Após a onda de direita que varreu o Brasil em 2016 e 2018, o primeiro turno da eleição municipal de 2020 foi palco para algumas lideranças jovens, com menos de 40 anos, despontarem no campo da esquer
Leia Mais
13/outubro/20200
Mudanças climáticas dobram ocorrência de desastres naturais, diz ONU
Nas duas últimas décadas, mas de 7 mil catástrofes ocorreram em todo o mundo impulsionadas pelo aquecimento global. Impacto econômico destes desastres foi de quase 3 trilhões de dólares.
As muda
Leia Mais
31/janeiro/20220
Chuvas causam destruição e mortes no estado de São Paulo
Ao menos 21 pessoas morreram desde sexta-feira, incluindo oito crianças. Temporais provocaram deslizamentos de terra, enchentes e alagamentos e deixaram centenas de desalojados.
Fortes chuvas causara
Leia Mais
Comente aqui