O presente artigo buscou analisar os mecanismos de consulta e participação social em projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tendo em vista a necessidade adequada de implantação de planos de gestão social e ambientais participativos e que oportunizem a promoção do desenvolvimento e o meio ambiente socialmente equilibrado e sustentável. Em relação aos aspectos metodológicos foram realizados estudos bibliográficos e documentais dos relatórios de Salvaguardas Sociais e Ambientais do BID e do Mecanismo Independente de Consulta e Investigação (MICI). Constatou-se que os projetos de desenvolvimento implementados pelo BID necessitam divulgar e disseminar informações constantemente, de forma clara e objetiva apresentando ao público afetado os potenciais impactos do projeto e as medidas de mitigação e compensação relevantes, para que sejam fortalecidas a confiança e aceitação do projeto por todas as partes interessadas.
Trópico em Movimento publica Novo Artigo
22/janeiro/20210
Artigos Relacionados
26/novembro/20200
Número de indígenas eleitos para cargos municipais cresce 28%
Maior acesso a educação, organização para reagir a ameaças e pragmatismo eleitoral explicam resultado nas urnas, apontam pesquisadores. Parcela de mulheres entre indígenas eleitos mais que dobrou em
Leia Mais
1/novembro/20220
‘Desmatamento zero’: o que Lula promete mudar na preservação da Amazônia
As políticas ambientais e a preservação da Amazônia estiveram no discurso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por: André Biernath | Créditos da foto: GETTY IMAGES. Taxa de desmatamento na A
Leia Mais
8/novembro/20230
Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel
Ao presidente da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução.
Por: Jéssica Mour
Leia Mais
Comente aqui