Copresidente é a candidata do Partido Verde à chancelaria federal. Verdes têm cerca de 20% da preferência eleitoral e reais chances de chegar ao poder na Alemanha.
Annalena Baerbock será a candidata a chanceler federal da Alemanha pelo Partido Verde na eleição de 26 de setembro, anunciou a direção do partido nesta segunda-feira (19/04) em Berlim. O nome dela ainda deverá ser confirmado numa convenção.
Baerbock é copresidente do Partido Verde ao lado de Robert Habeck, que fez o anúncio do nome dela como a candidata. Como ambos presidem o partido, um dos dois seria o candidato, o que deu origem a uma grande expectativa nos últimos dias.
Para capitalizar ao máximo o interesse público pela questão, ambos haviam anunciado que a decisão seria tomada no fim de semana e comunicada nesta segunda-feira.
Baerbock, de 40 anos, é a mais jovem candidata a chanceler federal desde a formação da República Federal da Alemanha, em 1949, e apenas a segunda mulher a concorrer ao cargo.
É a primeira vez que o Partido Verde participará da eleição com um candidato indicado à chancelaria federal. Os verdes têm se mantido constantes em torno dos 20% na preferência dos eleitores, segundo pesquisas, apenas poucos pontos atrás da aliança conservadora CDU-CSU, da chanceler federal Angela Merkel, e assim com reais chances de chegar ao poder.
Tradicionalmente, apenas partidos com reais chances de elegerem o chanceler federal indicam de antemão seu candidato para o cargo. A eleição do chanceler federal alemão é indireta e realizada pelo Bundestag (Parlamento). Com a indicação de um nome antes do início da campanha, os partidos deixam claro para os eleitores quem eles indicarão para a eleição indireta no Bundestag caso venham a liderar uma coalizão de governo.
OS PRINCIPAIS PARTIDOS ALEMÃES
União Democrata Cristã (CDU)
Fundada em 1945, a CDU se considera “popular de centro”. Seus governos predominaram na política alemã do pós-guerra. O partido soma em sua história cinco chanceleres federais, entre eles Helmut Kohl, que governou por 16 anos e conduziu o país à reunificação em 1990, e Angela Merkel, a primeira mulher a assumir o cargo, em 2005.
União Social Cristã (CSU)
Igualmente fundada em 1945, a CSU só existe na Baviera, onde a CDU não está organizada. Os dois partidos são considerados irmãos. A CSU tem como objetivo um Estado democrático e com responsabilidade social, fundamentado na visão cristã do mundo e da humanidade. Desde 1949, forma no Bundestag uma bancada única com a CDU.
Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD)
Integrante da Internacional Socialista, o SPD é uma reconstituição da legenda homônima fundada em 1869 e identificada com o proletariado. Na Primeira Guerra, ele se dividiu em dois partidos, ambos proibidos em 1933 pelo regime nazista. Recriado após a Segunda Guerra, o SPD já elegeu três chanceleres federais: Willy Brandt, Helmut Schmidt e Gerhard Schröder.
Saiba mais em: https://www.dw.com/pt-br/verdes-escolhem-annalena-baerbock-para-sucess%C3%A3o-de-merkel/a-57249025
Comente aqui