O massacre racista em Buffalo não veio do nada. Jacobin conversou com India Walton, candidato a prefeito socialista do ano passado, sobre as raízes locais do terrível tiroteio na segregação racial e no desinvestimento em bairros negros pobres e da classe trabalhadora.
Entrevista com: Índia Walton | Créditos da foto: (Kent Nishimura / Los Angeles Times via Getty Images). Um mural de giz na calçada com os nomes das pessoas mortas durante o tiroteio em massa em um supermercado Tops em Buffalo.
India Walton, líder da comunidade de Buffalo e candidata a prefeito socialista do ano passado, falou com Jacobin sobre a tragédia e suas raízes locais na segregação e no desinvestimento.
E agora a única fonte de mantimentos para aquele bairro foi retirada por quem sabe quanto tempo. O cara acabou de matar um monte de nossos mais velhos.
Só estou pensando na última vez que falei com ela. Estou pensando nas mensagens de texto aleatórias que ela enviou, como “Paz e bênçãos, Rainha!” “Mantenha a cabeça erguida! Continue fazendo o trabalho.” “Estou orgulhoso de você!” E agora ela simplesmente se foi. Isso não é justo.
O que você vê como as raízes do que aconteceu no sábado? De onde veio isso?
Imediatamente o prefeito começou a dizer, bem, ele era um forasteiro. Ok, Binghamton fica a cerca de duas horas e meia de distância. Ele é do oeste de Nova York. Mas vamos falar sobre quantas pessoas desta área foram implicadas na insurreição de 6 de janeiro. Vamos falar sobre nosso xerife participando de um comício de supremacia branca em uniforme completo pago pelo condado, com uma bandeira confederada hasteada atrás dele, e ninguém denunciando isso. Vamos falar sobre Carl Paladino, o membro racista do conselho escolar que possui metade da cidade e foi autorizado a canalizar dinheiro para seus próprios bolsos através de uma empresa de desenvolvimento sancionando aumentos nas escolas charter.
Isso não é novo. Isso é o que me deixa tão chateado: que estava prestes a acontecer. E amanhã vai ser negócio como de costume. O conselho do condado estava na câmara hoje falando sobre dar à polícia mais um milhão de dólares para colocar mais vigilância em nossa comunidade.
Passei muito tempo na última década da minha vida falando sobre pobreza concentrada e desvantagem. Essa é a razão pela qual os resultados de saúde são ruins. Essa é a razão pela qual o nível de escolaridade é menor e o desemprego é maior.
Enquanto isso, Amherst, um subúrbio de Buffalo, foi apelidado de a comunidade mais segura do país. Não é porque há mais policiais lá. É porque há mais recursos, e você tem muitos proprietários altamente educados que provavelmente não podem jogar uma pedra sem bater em um supermercado – enquanto em Buffalo nos disseram que deveríamos ser gratos por Tops on Jefferson com seus podres produzir.
Podemos denunciar e condenar esse ato horrível, mas vamos construir moradias? Vamos fornecer mantimentos e comida às pessoas? Vamos reconstruir o bairro e realmente fazer os investimentos necessários para que a comunidade negra e Buffalo se autodeterminem?
É preciso criar políticas que desfaçam ativamente os danos causados às comunidades. Sabemos que o East Side é o East Side, como existe hoje, por falta de investimento. Então, eu só quero ver os recursos. Quero que as pessoas tenham oportunidades de possuir casas e negócios. Quero que o desenvolvimento ocorra com a permissão e consentimento da comunidade. Quero que as pessoas tenham poder de decisão sobre suas próprias vidas e parem de ouvir que não somos bons o suficiente. Também merecemos coisas boas.
Veja em: https://www.jacobinmag.com/2022/05/india-walton-buffalo-massacre-racism-segregation-disinvestment
Comente aqui