As melhores fotografias da vida selvagem desta semana de todo o mundo
Por: Joanna Ruck | Créditos da foto: Danny Lawson/PA. Uma foca cinzenta com seu filhote na Reserva Natural Nacional Donna Nook, no norte de Lincolnshire, Reino Unido.
Refeição infeliz… a boca aberta de um peixe-lagarto revela o que ele comeu no jantar. Esta foto, tirada nas Filipinas, foi uma das vencedoras do prêmio Ocean Photographer of the Year 2023. O fotógrafo, Jack Belles, disse: “O comportamento era incomum, já que os peixes-lagarto são predadores de emboscada e nadam para longe se um mergulhador chegar muito perto. Este manteve a boca aberta como se estivesse tentando permitir que o peixe dentro de sua boca escapasse.’
Fotografia: Jack Belles
Um par de tigres revela seus sentimentos ao fotógrafo no santuário de vida selvagem Umred Karhandla, no centro da Índia. Embora mostrar a língua possa parecer atrevido para nós, na verdade é um comportamento natural chamado resposta flehmen, em que um animal abre a boca, puxa o lábio superior para trás e suga o ar para transmitir tantos sinais químicos quanto possível ao seu vomeronasal. Órgão, que é um pouco como um nariz auxiliar.
Fotografia: Tanya Tiwari/SWNS
Bonobos cuidando uns dos outros na Reserva Kokolopori Bonobo, na República Democrática do Congo. A sociedade humana baseia-se na nossa capacidade de cooperar com outras pessoas para além da nossa família imediata e dos grupos sociais. De acordo com um estudo publicado este mês, os cientistas descobriram que os bonobos também se unem a estranhos, participando em tudo, desde a preparação à partilha de alimentos e até formando alianças contra agressores sexuais.
Fotografia: Martin Surbeck/Projeto de Pesquisa Kokolopori Bonobo/AFP/Getty Images
Um bando de corajosas lontras esquiva-se das mandíbulas de um crocodilo para morder a cauda do réptil na Reserva Sungei Buloh Wetland, em Singapura. (O vídeo é bastante interessante.)
Fotografia: Compass Media/Bernard ‘OtterGrapher’ Seah/SWNS
Uma tartaruga marinha verde repousa no fundo do recife Arashi, na costa de Noord, em Aruba.
Fotografia: Joseph Prezioso/AFP/Getty Images
Jacquie Matechuk, do Canadá, é a fotógrafa de natureza do ano de 2023 com sua imagem de um urso. Ele Olha para os Céus mostra um urso de óculos em uma árvore antiga em meio a uma cortina de musgo espanhol, nas montanhas andinas do Equador. Ela disse: ‘O musgo espanhol é sempre um tema bonito, muito fotogênico, e muitas vezes é capaz de oferecer composições visualmente interessantes, tanto do ponto de vista da cor quanto da textura. A silhueta de um urso andino cruzando o musgo espanhol pendurado em uma árvore milenar é algo que vai além dos sonhos mais vívidos de um fotógrafo da natureza.’
Fotografia: Jacquie Matechuk/2023 NPOTY
Um cormorão pega um peixe plecostomus quase tão grande quanto ele e tenta forçá-lo goela abaixo no Pantanal, Brasil. Os corvos-marinhos não são comedores exigentes: eles comem peixinhos e camarões, mas também são conhecidos por engolir salmão inteiro pesando 1,5 kg.
Fotografia: mediadrumimages/Ayala Fishaimer
Comente aqui