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Nova rota de trem no México Monumento rolante aos presidentes

O “Tren Maya” no México tem como objetivo tirar a população indígena da pobreza. Mas não são os únicos que menosprezam o projecto de prestígio do chefe de Estado.

Créditos da foto: Artur Widak/NurPhoto. Um projeto contra a pobreza – com consequências para o meio ambiente: o Trem Maya

BERLIM taz | O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, chama-o de “obra-prima”: o Tren Maya, o trem maia, está programado para circular após um tempo recorde de construção de apenas três anos e meio. E na abertura do primeiro dos sete trechos do percurso, na sexta-feira, López Obrador, que costuma ser chamado de “Amlo” no México, deixou claro que havia criado um monumento para si com o projeto. Ele não perdeu a oportunidade de fazer a viagem inaugural em um dos vagões verdes e brancos e elogiar um “detonador para o desenvolvimento econômico do Sul”.

O trem é o projeto central de infraestrutura do governo Amlos e mudará enormemente a Península de Yucatán com os estados vizinhos de Quintana Roo, Campeche Tabasco e Chiapas. Ao longo de um total de 1.554 quilômetros, conecta resorts de férias com sítios arqueológicos da cultura maia avançada. Amlo enfatizou repetidamente que o megaprojecto visa dar um impulso económico a toda a região e tirá-la da pobreza.

Mas muitos ativistas ambientais e de direitos humanos duvidam que ele tenha sucesso e, de fato, que o presidente realmente pretenda fazê-lo. . Camila Jaber, por exemplo, atleta modelo do México em cavernas e mergulho em alto mar. “Este projeto destrói a biodiversidade e os ecossistemas que apresentam vegetação semelhante à da Amazônia”, diz ela. “E tudo isso às custas dos povos indígenas que ali vivem, com consequências fatais para o mundo inteiro.”

Jaber é o porta-voz do coletivo SOS Cenote”. Cenotes são cavernas subterrâneas cheias de água doce que são uma das atrações da Península de Yucatán, no México, e se estendem, entre outros lugares, perto de Playa del Carmen. Quase ninguém a conhece tão bem quanto o atleta. Agora as grutas vão ser abertas ao turismo de massa, o que não é apenas um problema em si – na opinião do colectivo, o quinto troço do percurso também passa demasiado perto dos cenotes de Quintana Roo. Isto põe em perigo as cavernas – e a segurança do trem.

Destruição do espaço vital, da cultura e das tradições

Mas a crítica é muito mais profunda. Segundo organizações indígenas, o projeto de infraestrutura que leva o nome dos maias viola tudo o que define sua cultura. Destrói o espaço vital, a cultura e as tradições, em vez de preservá-los.

O Congresso Nacional Indígena e diversas comunidades mobilizaram-se, portanto, contra o trem. Recorreram aos tribunais, salientando o seu direito, consagrado na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho para a Protecção dos Povos Indígenas: ser consultados previamente e ter de dar consentimento. Explicaram que os relatórios ambientais estavam em falta ou foram apresentados demasiado tarde. Sem sucesso.

A organização ambientalista mexicana Cemda reclama que a rota do trem corta a Selva Maya – a segunda reserva florestal mais importante da América Latina depois da Amazônia. 2.500 hectares de floresta tropical foram desmatados e espécies ameaçadas que vivem na região, como pumas, onças, iguanas e morcegos, estão agora ainda mais em risco.

Para o governo do México, os benefícios económicos são mais importantes. E ela também conta com o apoio de muitas pessoas na região que esperam empregos não apenas na já florescente indústria do turismo. Ele certamente se beneficiará com o projeto.

O projeto foi rigorosamente levado a cabo

As seções restantes do Tren Maya estão programadas para serem comissionadas no primeiro trimestre de 2024. Numa segunda fase, também circularão trens de carga na rota, o que deverá estimular a economia do sudeste do país. Funcionários do governo afastam os temores dos geólogos de que o solo possa desabar sob o peso pesado.

Especialistas como Pedro Faro, do Centro de Direitos Humanos Frayba, em San Cristóbal de las Casas, criticam particularmente o rigor com que o projeto foi implementado. “O presidente do México emitiu um decreto classificando as obras como uma questão de segurança nacional. Desde então, têm sido realizadas sob a supervisão do exército, a região foi militarizada e a legislação nacional foi minada”, criticou Faro durante uma visita à Alemanha em setembro.

O Presidente López Obrador chegou a acusar publicamente grupos ambientalistas de colaborarem com os seus opositores políticos – uma acusação perigosa no México. As organizações da ONU já criticam o facto de os ataques a activistas ambientais terem aumentado e de estes estarem a ser massivamente ameaçados. E reclamam que os militares estão desempenhando um papel de liderança nas obras. Amlo expandiu recentemente seus poderes. Também está envolvida na construção de aeródromos e outros projetos. Mas o Tren Maya é uma nova dimensão.

 

Veja em: https://taz.de/Neue-Zugstrecke-in-Mexiko/!5977655/

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