Clipping

Mais de um terço da floresta amazônica luta para se recuperar da seca, segundo estudo

‘Desaceleração crítica’ da recuperação levanta preocupação sobre a resiliência da floresta ao colapso do ecossistema

Por: Jonathan Watts | Crédito Foto: André Coelho/EPA. A seca do ano passado deixou os rios do Amazonas, incluindo o afluente do Rio Negro, em níveis recordes.

Mais de um terço da floresta amazónica está a lutar para recuperar da seca, de acordo com um novo estudo que alerta para uma “desaceleração crítica” deste ecossistema globalmente importante.

Os sinais de enfraquecimento da resiliência levantam preocupações de que a maior floresta tropical do mundo – e o maior sumidouro de carbono terrestre – esteja a degradar-se até um ponto sem retorno.

Segue-se quatro períodos de seca supostamente “um num século” em menos de 20 anos, destacando como um clima perturbado pelo homem está a colocar tensões invulgarmente intensas sobre árvores e outras plantas, muitas das quais estão a morrer de desidratação.

No passado, a cobertura da floresta tropical sul-americana, que cobre uma área equivalente a cerca de metade da Europa, encolheria e expandiria em conjunto com as estações anuais de seca e chuva. Também teve a capacidade de se recuperar de uma única seca.

 

Veja em: https://www.theguardian.com/environment/article/2024/may/20/more-than-third-of-amazon-rainforest-struggling-to-recover-from-drought-study-finds

Comente aqui