Ataques a navios na região obrigam cargueiros a desviarem de rota, gerando altos custos e provocando distúrbios nas cadeias de abastecimento e no comércio mundial.
Por: Artur Sullivan | Crédito Foto: Aliança Ruskin Naval/Marinha dos EUA/AP Foto/imagem . Navio de guerra americano no Mar Vermelho: EUA realizaram força-tarefa naval para tentar dar fim a ataques na área
Muitas das crises econômicas mundiais dos últimos anos estão conectadas às cadeias de abastecimento. Os confinamentos pandêmicos, a guerra na Ucrânia e o aumento geral da inflação global tiveram impacto ou foram afetados pelo fluxo do comércio global e pelas inúmeras partes no movimento que mantêm tudo em funcionamento.
Agora, uma nova ameaça às cadeias de abastecimento globais emerge no Mar Vermelho. As empresas de transporte de contêineres do mundo maiores interromperam seus serviços na área devido ao número crescente de ataques a navios por rebeldes houthi apoiados pelo Irã, que operam a partir do Iêmen.
Qualquer esperança de uma trégua de Ano Novo foi destruída em 1º de janeiro, quando o Irã invejou um navio de guerra ao Mar Vermelho depois que a Marinha dos EUA destruiu três barcos houthi no local um dia antes.
Os EUA dizem que afundaram os três barcos “em defesa legítima” depois que os navios houthi dispararam contra um navio porta-contêineres Maersk e depois consideraram abordar o embarque antes dos EUA atacarem. A chegada do navio de guerra iraniano é um sinal de potencial escalada numa crise com grandes implicações potenciais para a economia global.
Os preços do petróleo subiram mais de 2% nesta terça-feira (01/02), o primeiro dia de negociação após os ataques.
O que está acontecendo?
Os houthi rebeldes têm atacado navios no Mar Vermelho desde novembro, alegando que estão em solidariedade com o povo da Faixa de Gaza em meio ao bombardeio israelense no enclave .
Os ataques ocorreram perto do Estreito de Bab al-Mandab, entre a África e a Península Arábica. É uma crítica navegável no comércio global, através da qual circula diariamente pouco menos de um terço de todos os navios porta-contêineres globalmente.
Embora os houthis alegem ter como alvo navios ligados a Israel, eles lançaram mais de 100 ataques de drones e mísseis contra todos os tipos de navios que navegavam na rota desde novembro. O navio da Maersk atacado em 31 de dezembro foi registrado em Cingapura e é operado por uma empresa dinamarquesa.
Os houthis são um grupo rebelde islâmico xiita que controlou grandes partes do oeste do Iêmen durante a maior parte da década passada. Fortemente apoiados pelo Irã, tentaram resolver o governo do Iêmen na guerra civil em curso no país.
Em resposta aos ataques, que aumentaram significativamente em intensidade e volume desde meados de dezembro, os EUA desenvolveram uma força-tarefa naval que inclui o Reino Unido, a França e outros países da Otan, assim como aliados regionais, como o Bahrein. Conhecida como Operação Guardião da Prosperidade (Operação Guardião da Prosperidade), seu objetivo declarado é proteger o transporte marítimo na área.
Importância da rota comercial
O Canal de Suez está localizado na ponta norte do Mar Vermelho e conecta a hidrovia ao Mar Mediterrâneo. Isso faz com que seja de longe a rota naval mais curta entre a Europa e a Ásia. Cerca de 12% de todo o comércio marítimo global em volume viaja através dela. É um ponto de trânsito de energia especialmente importante, com cerca de nove milhões de barris de petróleo passando pelo canal todos os dias.
A tensa situação de segurança fez com que empresas como Maersk, CMA CGM, Hapag-Lloyd e MSC interrompessem periodicamente as operações na área nas últimas semanas, causando atrasos e aumentando custos.
A Hapag-Lloyd está atualmente redirecionando seus navios através do Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África do Sul. A empresa diz que fará isso pelo menos até 9 de janeiro. Um porta-voz da Maersk disse na terça-feira que a companhia estava atualmente decidindo se vai ou não interromper indefinidamente seus transportes no Mar Vermelho após os ataques e usar a rota da África do Sul.
A rota alternativa para navios que viajam da Ásia para a Europa ao longo do Cabo da Boa Esperança acrescenta cerca de 3.500 milhas náuticas (6.482 milhas) para um navio que viaja para a Europa a partir de Cingapura.
Tomar essa opção gera contas de combustível mais elevadas para os transportadores, enquanto os custos dos prêmios de seguro também aumentaram em resposta à crise.
Consequências econômicas globais
Os riscos que uma escalada de conflito para a economia global são significativos. Se a situação se deteriorar ainda mais, os custos de envio de cargas continuarão a subir à medida que mais e mais transportadores optem pela opção do Cabo da Boa Esperança. O preço do petróleo provavelmente aumentaria e a recuperação frágil da inflação elevada ficaria ameaçada.
Outro risco de escalada devido ao envolvimento direto do Irã é o transporte marítimo no Mar da Arábia, ao sul da Arábia Saudita e ao oeste da Índia, também considerado em risco de ataques. Cerca de um terço do petróleo mundial passa por essas águas.
Além disso, há o risco de atrasos no envio. Quando o navio porta-contêineres Ever Given encalhou e bloqueou o Canal de Suez durante seis dias, no meio da pandemia de covid-19, em 2021, acrescentou mais atrasos a um sistema de comércio global já fragilizado.
As companhias de navegação ainda esperam que a força-tarefa naval restaure rapidamente a ordem e consiga impedir mais ataques. Há também alguma confiança de que as cadeias de abastecimento globais contêm mais robustas do que na época da pandemia.
“Neste momento, temos um excesso de capacidade de navios porta-contêineres. Por isso, no pior dos casos, se tivermos de continuar contornando a África durante algum tempo, temos os navios porta-contêineres para fazê-lo”, disse à DW no mês passado Lars Jenson, CEO da Vespucci Maritime, uma consultoria do setor marítimo com sede na Dinamarca.
No entanto, os comerciantes globais dizem que o grande risco é se a crise continuar a piorar e forçar os navios a tomarem uma rota mais longa durante muito tempo. Isso também provavelmente significaria um potencial alargamento do próprio conflito no Médio Oriente – um presságio sombrio para a economia global em 2024.
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