Clipping

Soluções ainda falsas

A UE quer poupar 90% de CO2 até 2040. Parece ambicioso, mas o problema está por trás disso – os últimos 10% são os mais complicados.

Por: Susanne Schwarz | Créditos da foto: Christoph Hardt/imago. Impressão da usina RWE Bergheim, Niederaussem em dezembro de 2023

A política climática é o mundo dos grandes números. A Comissão Europeia quer reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia em 90 por cento até 2040, em comparação com 1990.

Isso parece muito – quase como uma descarbonização completa. A confederação quer conseguir isso dez anos depois. Até então, apenas os poucos pontos percentuais restantes? O problema é: estes serão os mais difíceis.

Ainda não temos respostas para algumas perguntas. Quando o calcário é convertido em clínquer de cimento em fornos de cimento, a reação química produz dióxido de carbono – mesmo que o forno seja alimentado por energia renovável. As vacas liberam metano na atmosfera durante a digestão. Estes são exemplos de emissões prejudiciais ao clima que ainda não sabemos exactamente como eliminar completamente.

É óbvio que seria bom resolver o mais rapidamente possível os problemas que já sabemos resolver. Desta forma, por exemplo, podemos eliminar gradualmente a produção de energia fóssil. Em vez de centrais eléctricas a carvão, existem turbinas eólicas, sistemas solares e sistemas de armazenamento de electricidade, em vez de motores de combustão existem carros eléctricos e, sobretudo, comboios eléctricos, e em vez de aquecedores a gás existem bombas de calor, por exemplo.

Solução falsa não testada e cara

A Comissão Europeia deveria, portanto, ter sido mais ousada: teria sido melhor propor uma meta mais elevada para 2040, nomeadamente 95 por cento. E para que não continuasse a ser apenas um caso de números elevados, teria apoiado isto com o passo prático necessário: a eliminação progressiva do carvão, do gás e do petróleo. Se o Parlamento da UE e os estados membros negociarem em breve a proposta da Comissão da UE, o governo federal deverá apoiá-la.

Mas ela fará isso? Embora até agora tenha definido uma data para a eliminação progressiva do carvão, ainda não chegou a acordo sobre a eliminação progressiva do gás. Em vez disso, pretende utilizar a sua estratégia de centrais eléctricas para promover novas centrais eléctricas alimentadas a gás pelo Estado – e sinaliza a sua abertura para empurrar as emissões para o subsolo utilizando a tecnologia CCS . A Comissão da UE também se refere a esta opção.

Esta é uma solução falsa: os métodos não foram testados em grande escala e são extremamente caros. Devem ser reservadas apenas para casos em que não exista realmente outra solução. O número realmente grande é imperceptível: em 2023 o mundo já estava 1,48 graus mais quente.

 

Veja em: https://taz.de/CO2-Ziel-der-EU-fuer-2040/!5987492/

Comente aqui