Presidente dos EUA cria condições para caçar e deter em larga escala os indocumentados que evitam a fronteira com o México.
Por: Heloísa Traiano | Crédito Foto: Sra Devlin Bishop/U.S Air/Planet Pix/ZUMA Press Wire/picture alliance. Trump anunciou uma série de medidas linha-dura para reprimir imigração irregular
Em sua volta ao poder, Donald Trump anunciou uma série de medidas linha-dura para a repressão da imigração irregular nos Estados Unidos (EUA). Por vários mecanismos, o pacote do presidente joga na rota da deportação milhões de imigrantes com vidas estabelecidas ao longo de anos em solo americano.
Dentre os grupos sob maior pressão, está a crescente comunidade brasileira, que frequentemente entra no país com vistos de turista ou de estudante para escapar do perigoso cruzamento pelo México. O controle migratório na fronteira sul foi o foco da estratégia de repressão aos indocumentados na gestão do democrata Joe Biden.
Em 2022, o Departamento de Segurança Interna (DHS) estimou que 230 mil brasileiros vivessem sem permissão nos EUA — o oitavo maior grupo por nacionalidade, aproximando-se das comunidades colombiana e venezuelana.
Caso concretizados, os planos de Trump se diferem da estratégia central do seu antecessor ao mirar em estimados 8 milhões de trabalhadores que, segundo o Centro para Estudos de Migração de Nova York (CMS), atuam sobretudo na agricultura, construção e serviços. Além de aumentar o controle nas fronteiras, o novo presidente agora capilariza as operações do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) em todos os cantos dos EUA, chegando a lugares considerados sensíveis como igrejas, hospitais ou escolas.
Trump ainda instaura a política de remoções expressas em qualquer lugar. Funcionários de baixo escalão ganham permissão para remover sumariamente estrangeiros indocumentados sem audiência diante de um juiz, caso eles não possam provar que estão nos EUA há pelo menos dois anos. Sob Biden, essa medida só poderia ser aplicada a no máximo 160 quilômetros das fronteiras.
Publicado originalmente em: https://www.dw.com/pt-br/como-trump-joga-imigrantes-brasileiros-na-rota-da-deporta%C3%A7%C3%A3o/a-71581590
Comente aqui