Clipping

Queda da popularidade de Lula no Nordeste acende alerta vermelho no governo

Por: Mariana Schreiber | Crédito Foto: Getty Images. A maior queda da avaliação positiva de Lula veio do Nordeste, onde o percentual de aprovação recuou de 67% para 60% entre dezembro e janeiro

A queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro — um “tombo histórico”, nas palavras do ex-presidente do PT José Dirceu — assustou o Palácio do Planalto e o partido.

Um dos pontos que gera especial preocupação no governo é o impacto da piora da avaliação no Nordeste, região que se tornou um bastião petista nas disputas presidenciais desde 2006 — e a única em que Lula derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.

A vitória larga no Nordeste, em que Lula recebeu 69,3% dos votos válidos, cerca de 12,5 milhões a mais do que Bolsonaro, foi determinante para sua eleição apertada nacionalmente (50,9% contra 49,1%), em que a diferença de votos ficou em apenas 2,1 milhões.

A pesquisa que acendeu a luz amarela no governo foi um levantamento do instituto Quaest, do final de janeiro, mostrando que a avaliação negativa do presidente superou a positiva pela primeira vez desde o início do mandato, em janeiro de 2023.

 

Publicado originalmente em: http://bbc.com/portuguese/articles/c8j8km39983o

Comente aqui