Clipping

IRMÃ DOROTHY STANG Mulher de Invejável Coragem e Fé em Nossa Amazônia

Sócio-Ecologicamente Excludente

Por: Thomas A. Mitschein

Cheguei a conhecer a Dorothy nos anos 90 noventa quando ela encabeçou O MOVIMENTO DAS MULHERES LUTADORAS DO MUNICIPIO DE ANAPÚ, fortalecendo iniciativas de desenvolvimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local.

Naquela época, o POEMA – Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia – apoiava a projetos que insistiam no aproveitamento sistemático dos espaços da agricultura familiar, focalizando os quintais, roçados e as áreas extrativas dentro de uma perspectiva de auto-organização que girava em torno da revitalização dos conhecimentos próprios dos sujeitos em questão.

Lembro-me das intensas discussões com a Irmã sobre a gestão social no Município de Anapú, o que envolvia as ameaças que ela sofria por parte dos capangas dos que se diziam donos da terra em nível microrregional.

Ameaças   que acabaram lhe custando a vida!

Expresso minha felicidade pela iniciativa da   Vereadora Enfermeira Nazaré Lima, do PSOL, e da Câmara de Vereadores de Belém, Pará, de honrar o legado da Irmã DOROTHY STANG perante todas as pessoas de boa fé em nossa Amazônia, tão castigada pela exclusão das classes populares!

 

 

Thomas A. Mitschein

Programa Tropico em Movimento

Universidade Federal do Pará – UFPA

Comente aqui