Os membros do Blipfoto, ou ‘blippers’, optam por gravar uma única foto do seu dia. Esta comunidade única de fotógrafos gosta de registrar a vida como a vê. As perspectivas sobre o clima são frequentemente apresentadas como eventos ad hoc, por isso não é frequente vermos uma perspectiva global da opinião e percepção pública.
Analisamos uma seleção de fotos e trechos de reflexões do dia-a-dia sobre as mudanças climáticas de alguns de seus diários de 2021. Questionar, observar, agir e responder – é uma visão convincente das visões cotidianas sobre as mudanças climáticas.
Por: Rebecca Cole e Richard Hunt-Smith
Justa Walkin’ the Dog – Blackheath, Nova Gales do Sul, Austrália, 2 de janeiro
Quase um ano depois de descrever ‘um dia de horror para incêndios florestais, especialmente em Victoria e no sul de NSW’, você entenderá por que essa foto representa muito mais do que uma imagem de um dia chuvoso para o membro do blipper Trisharooni. Ela escreveu: ‘Está molhado, molhado, molhado e a previsão é de continuar durante toda a semana. Não estou reclamando muito, não depois do ano passado, mas vai dar muito trabalho no jardim quando acabar. Infelizmente, ouviremos mais sobre isso mais tarde…
Está aqui Está aqui! Mississippi, EUA, 15 de fevereiro
Blipper Loveeveryminute registra: ‘Temps do Ártico. Mas é tão bonito. E sim, estamos de pijamas! Aqui ninguém se importa. Geralmente temos as mesmas tempestades que passam pelo Texas. Conversei com meu primo na fronteira TX/Mexicana e eles tiveram temperaturas frias loucas. Mais gelo e chuva gelada chegando na quarta e quinta-feira. Isso é incomumente frio para nós. Mas eu amo o frio. Esteja a salvo!’
Fotografia: loveeveryminute/Blipfoto
Liming, Bärstadt, Hesse, Alemanha, 15 de março
Blipper Munni notou um helicóptero sobre a próxima colina, despejando coisas brancas por toda a paisagem. Ela explicou em seu diário que o piloto do helicóptero estava calcando a floresta: ‘Eu já tinha lido sobre isso em nosso jornal local. O motivo é o alto nível de poluição do ar que torna o solo da floresta mais ácido e mata as árvores já danificadas pela seca. Se isso ajuda a salvar as árvores restantes, provavelmente saberemos em um ou dois anos.
Fotografia: Munni/Blipfoto
Papoulas em Les Corts, Barcelona, Espanha, 28 de abril
Digitaldaze conta à comunidade Blipfoto sobre o que esperamos tornar-se uma característica permanente da cidade catalã: ‘Flores silvestres em um parque/jardim a apenas 2 minutos da nossa porta. Adoro que o conselho da cidade tenha permitido e nutrido espaços como este no ano passado.’
Fotografia: digitaldaze/Blipfoto
Cenas do inferno, Fabrezan, sul da França, 24 de julho
Blipper Veronica ficou bastante estressada com essa cena: “Uma enorme nuvem de fumaça e o zumbido constante de Canadairs e Dashes desde as 13h. Começou um incêndio perto da auto-estrada a cerca de 10km… 30C e ventoso… rapidamente alastrou-se. Quando saí para caminhar às 16h não parecia tão ameaçador, mas desde então ficou totalmente fora de controle… Saindo da vila às 6h30, pude ver as chamas no cume logo além do meu pilão favorito enquanto o fogo corria em direção a Fabrezan.
Fotografia: Veronica/Blipfoto
O dilúvio, Edimburgo, Escócia, 4 de julho
“Esta foi uma quantidade incomum de chuva. Conheço tempestades assim da Alemanha. A infraestrutura aqui não é projetada para lidar com essa quantidade de água. Em Karlsruhe, na Alemanha, os enchimentos nos trilhos do bonde começaram a derreter com o calor. Os bondes ficaram parados por uma semana ou mais. É assim que as mudanças climáticas se parecem. Temos um clima mais extremo com o qual nossa infraestrutura luta para lidar. Também precisamos parar de queimar combustíveis fósseis. Quanto antes melhor.
Fotografia: magi/Blipfoto
Glaciar Morteratsch Glaciar Morteratsch, Bernina Range, Suíça, 5 de setembro
Blipper Munni descreve o choque com esta visão: “Os últimos anos cobraram seu preço na geleira como nada antes. O caminho agora termina no meio do nada. Não há nada para ver além de um penhasco rochoso e água fluindo de algum lugar em cima dele – onde a geleira termina agora. Isso é mais de um quilômetro de onde eu vi uma vez.”
Fotografia: Munni/Blipfoto
Kahurangi Falls South Island, Nova Zelândia, 19 de julho
Faz uma foto bonita, mas TeeJay coloca em perspectiva: “Esta cachoeira é geralmente um pequeno fio que tem cerca de um vigésimo deste tamanho. As chuvas fenomenais que atingiram a metade superior da Ilha do Sul nas últimas 72 horas a transformaram em uma torrente furiosa. A estrada para Murchison finalmente abriu ontem à noite, então pude passar hoje. (A maioria das rodovias na metade superior da Ilha Sul [foram] fechadas. Deslizamentos, inundações e acidentes.)’
Fotografia: TeeJay/Blipfoto
Saiba mais em: https://www.theguardian.com/environment/gallery/2022/jan/26/climate-change-one-day-at-at-time-in-pictures
Comente aqui