63% vivem em terras não oficializadas: o panorama da população indígena em 4 gráficos
22/setembro/20230
Por: Letícia Mori. Indígenas fizeram mobilização contra a tese do marco temporal
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (21/9) invalidar a tese do marco temporal das terras indígenas – que pregava que a demarcação de territórios só poderia ocorrer em comunidades que já ocupavam esses locais quando a Constituição atual foi promulgada, em 5 de outubro de 1988.
A pauta foi uma das mais discutidas e disputadas nos últimos anos, com os indígenas brasileiros considerando o resultado no Supremo como uma vitória, ainda que não definitiva. Mas quantos são e como estão distribuídos os indígenas brasileiros?
O Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cujos resultados começaram a ser divulgados em julho, trouxe dados atualizados do panorama da população indígena no país. Com o material, a BBC News Brasil produziu quatro gráficos explicativos.
Alta de quase 90% na população indígena
Segundo o IBGE, os indígenas no Brasil são mais de 1,69 milhão de pessoas. Esse total representa 0,83% do total da população brasileira.
Os números mostram um grande aumento em relação aos dados do Censo anterior, de 2010, quando a população indígena era de 896,9 mil e representava 0,47% do total.
O crescimento de 88,8% na população indígena registrada é em parte explicado por uma mudança na metodologia do IBGE. Em 2022, o Censo encontrou mais terras indígenas do que em 2010 e passou a fazer uma pergunta a mais para as pessoas entrevistadas em certas localidades.
A identificação de indígenas no Censo normalmente acontece quando alguém responde “indígena” à pergunta “qual é sua cor?”.
No entanto, o IBGE notou que muitas pessoas com ascendência indígena respondiam que sua cor é “parda”.
Por isso, em 2022, os recenseadores passaram a fazer a pergunta “você se considera indígena?” à lista de perguntas em locais que não são oficialmente terras indígenas, mas onde se sabe que há presença de povos originários.
Isso fez com que o Censo captasse muito mais pessoas que se consideram indígenas, segundo o IBGE.
Morte do menino Miguel Silva, após negligência da patroa de sua mãe, revolta trabalhadoras domésticas. Advogada adverte que punição ultrasevera agora pode se voltar contra mães no futuro
Caê Vasco
Por: Julia Braun Role (BBC News Brasil/SP)| Créditos da foto: GETTY IMAGES. Retrato do presidente russo Vladimir Putin durante manifestação para comemorar retirada das tropas francesas do Mali em feve
O machismo é sua engrenagem mais visível; a ditadura do mercado, seu estágio atual. Mas, há milênios, esta lógica de controle e dominação dissociou Humanidade da Natureza. Na ideia de Complexidade d
Comente aqui