Clipping

A carta aberta de intelectuais que causou uma tempestade

Texto assinado por 150 personalidades contra a “intolerância” do ativismo progressista acende um ácido debate, sobretudo nas redes sociais

Amanda Mars

Alguns signatários se retrataram. Outros defendem orgulhosamente o que assinaram. Jornalistas denunciaram colegas. Uma avalanche de críticas tomou conta das redes sociais. Uma carta aberta assinada por mais de 150 intelectuais —incluindo figuras de primeira grandeza como Noam Chomsky, Gloria Steinem, Ian Buruma e Margaret Atwood— e divulgada na terça-feira na revista Harper’s avivou uma intensa polêmica.

O texto alertava para uma crescente “intolerância” do ativismo progressista no debate público, embora expressasse seu apoio aos protestos e denúncias que tomaram as ruas e as redes desde a morte do afro-americano George Floyd por policiais de Minnesota. Entre as reações ao texto houve réplicas agudas, mas também recriminações espalhafatosas que acabam por justamente corroborar o que o manifesto denunciava.

O episódio em si reflete o que se debate atualmente no país mais poderoso do mundo: onde acaba a liberdade de expressão e começa a incitação ao ódio; qual é o limite entre censura e tolerância zero a abusos. As demissões no mundo acadêmico e editorial e o assédio nas redes eram, aparentemente, os alvos que os 150 signatários queriam denunciar, e de alguma forma fomentaram. Também ilustra o duelo travado entre as vozes anônimas ou alternativas e os alto-falantes acadêmicos e culturais tradicionais, que na era das redes sociais se deparam com detratores estrondosos.

“Não assinei a carta quando me pediram, há nove dias, porque pude ver em 90 segundos que era arrogante, uma bobagem vaidosa que simplesmente irritaria as pessoas a quem supostamente queria apelar”, escreveu Richard Kim, diretor-executivo do Huffpost. Linda Holmes, escritora e apresentadora de um programa cultural da rádio pública NPR, comentou que o texto “é de pessoas infelizes por não dominarem mais a conversação e está dirigida a pessoas que elas acreditam estarem também infelizes por não a dominarem”.

Saiba mais em: https://brasil.elpais.com/cultura/2020-07-09/a-carta-aberta-de-intelectuais-que-causou-uma-tempestade.html

Comente aqui